A Audiodescrição (AD) já está disponível durante 20 horas semanais nas emissoras brasileiras. O serviço consiste em detalhar brevemente o que acontece na tela da TV, descrevendo a linguagem corporal, expressões e movimentos, que auxiliam a compreensão por pessoas cegas ou com algum comprometimento na visão.
Para acelerar a produção ao vivo deste recurso de acessibilidade, a SHOWCASE criou o ShowMeet, uma tecnologia que entrega o canal de Audiodescrição mixado com o programa principal, pronto para ser transmitido.
Com a nova solução, os programas de TV que chegam aos estúdios da SHOWCASE, são narrados e retornam em um canal de áudio balanceado. Nos momentos em que há Audiodescrição, o som do programa principal é atenuado em -3dB. Todo o processo é remoto e a latência é imperceptível para o espectador.
O ShowMix ocupa apenas 1 RU e é controlado via browser, onde também estão medidores VU com escalas de áudio dBFS, dBU e dBVU, para monitoramento em tempo real.
Narração e acessibilidade
As descrições são inseridas em pausas naturais dos diálogos dos programas, acessados por meio do recurso de áudio secundário da TV ou do decodificador, que alguns controles de TV identificam como “SAP” ou “programa de áudio secundário”.
Dependendo do programa que está sendo visualizado, ao ouvir o áudio secundário, é possível ouvir o áudio principal com descrição de áudio no mesmo nível sonoro ou com o áudio principal levemente atenuado. Este é um dos recursos oferecidos pelo ShowMeet e pode ser customizado.