A monitoração dos sinais é uma das etapas mais críticas no controle de qualidade das transmissões, contribuindo para detectar e corrigir falhas no sinal, interferências, distorções de áudio e vídeo, ausência de acessibilidade, entre outros. Quando a monitoração não é rigorosa, a experiência da audiência fica comprometida, podendo colocar toda a operação em risco.
A partir de solicitações de clientes em todo o Brasil, a SHOWCASE desenvolveu duas soluções para tornar os processos de monitoração mais precisos em infraestruturas de Broadcast RF, Satélite, Cabo e Streaming. O SHOWVIEW e o SHOWSTREAM são complementares e simplificam o trabalho dos departamentos técnicos, realizando o acompanhamento contínuo dos fluxos de sinal através da nuvem da Amazon Web Services.
“O SHOWVIEW dispõe de interfaces para receber até 24 fontes de sinal, multiplexadas em um único fluxo IP. Este fluxo gera um multiviewer acessível de qualquer tela conectada”, explica Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “Com ele, nós podemos acompanhar todos os serviços de TVRO (via satélite) de uma operadora, a distribuição de uma cabeça de rede para as afiliadas e ainda os canais de uma programadora de TV por assinatura”. Até mesmo os sinais IP das câmeras que compõem o fluxo de produção dos canais de TV podem ser monitorados pelo SHOWVIEW, em telas de celular e monitores profissionais.
Já o SHOWSTREAM, está pronto para acessar os diversos canais de vídeo on-line hospedados nas CDNs, também para detectar e corrigir interrupções e falhas nas transmissões. As Content Delivery Network são estruturas para distribuição de conteúdo baseadas em datacenters, que entregam os vídeos de forma rápida aos usuários finais. “Assim como o SHOWVIEW e outras soluções de sucesso da SHOWCASE, o SHOWSTREAM trabalha na nuvem da AWS, processando os sinais em tempo real e em diferentes resoluções, para monitorar as imagens de canais e programações em uma única tela”, destaca Marco Antonio Melo. “A função de multiviewer aplica-se inclusive para o acompanhamento de canais concorrentes, para fins de benchmarking e estratégias comerciais”.