A SHOWCASE, empresa líder em soluções para acessibilidade audiovisual e tecnologia broadcast, concluiu com sucesso a sua participação nos debates para governador e presidente das Eleições de 2022. A empresa forneceu serviços de acessibilidade com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Audiodescrição e Closed Caption em mais de duas dezenas de transmissões. Uma das missões mais esperadas desta jornada foi realizada por Catharine Moreira, Consultora Surda de Libras, nos debates presidenciais comandados pelo SBT e nos debates para governador realizados pela TV Globo. “Foi o desafio mais complexo e difícil que já vivi em tradução simultânea ao vivo”, destaca Catharine.
Como uma Pessoa Surda faz para interpretar o que está sendo falado?
Um intérprete de Libras capta o áudio do debate, fazendo o Fedd. Feeder é quando acontece interpretação do ouvinte ao Consultor Surdo, que recebe e faz suas próprias escolhas de tradução para que o espectador surdo receba a mensagem da forma mais clara e completa possível.
A segurança da Consultora em eventos desta magnitude se deve à experiência conquistada ao longo dos anos e ao seu compromisso com a comunidade surda. “Eu causei alvoroço entre a comunidade surda e quebrei essa barreira. Viralizou demais, pois apresenta uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho e mais visibilidade aos surdos”, destaca.
A acessibilidade audiovisual durante o processo eleitoral vem sendo aperfeiçoada há mais de 15 anos, mas conquistou garantias reais apenas na última década. A Lei 13.146/2015, que trata de forma abrangente da inclusão, assegura à pessoa com deficiência o direito de votar e ser votada, inclusive com a garantia de que nos pronunciamentos oficiais, na propaganda eleitoral obrigatória e nos debates transmitidos pelas emissoras de televisão, a Janela de Libras, o Closed Caption e a Audiodescrição estejam disponíveis. Estas medidas ainda foram reforçadas pela Resolução 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“As soluções desenvolvidas pela SHOWCASE têm contribuído para ampliar a acessibilidade das comunidades cega e surda aos programas de TV, filmes, congressos, julgamentos, aulas, peças de teatro e streaming, entre outros eventos”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “Os debates para governador e presidente da república foram acompanhados por dezenas de milhões de brasileiros e, mais uma vez, a SHOWCASE deixou a sua marca, graças a profissionais como a consultora Catharine Moreira e dezenas de especialistas em acessibilidade audiovisual do nosso time”.
Além de Consultora de Libras, Catharine é atriz, tradutora, engenheira e multiartista. “Há seis anos apresento o trabalho acessível para a comunidade surda com línguas de sinais estrangeiras, como multiartista e com consultoria para intérpretes de Libras”, detalha. “Sinto-me bem acolhida em uma empresa como a SHOWCASE, ética, sólida, empática e globalizada”.
Eleições 2022
Em diferentes configurações, os serviços de Libras, Audiodescrição e Closed Caption da SHOWCASE estiveram presentes durante o pool de emissoras liderado pelo SBT, que também incluía o Estadão, Rádio Eldorado, CNN Brasil, Revista Veja, Rádio Nova Brasil e Portal Terra, além dos debates da TV Globo (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife), da RPC (Curitiba), EPTV (Campinas e Varginha) e pela TV Guaíba (Rio Grande do Sul).
“A SHOWCASE responde às demandas de emissoras em todo o país com as suas centrais de produção em São Paulo e Campinas, de onde são geradas a Audiodescrição e o Closed Caption em tempo real”, explica Marco Antonio Melo. “Os serviços com intérpretes de Libras e Consultores são executados presencialmente, nos estúdios das emissoras, ou nos nossos estúdios, sempre ao vivo. Além deles, as soluções broadcast desenvolvidas pela SHOWCASE ainda permitiram integrar redes transmissão entre afiadas e repetidoras, preservando os serviços de acessibilidade em todos os municípios cobertos”.