O que é a audiodescrição?
A audiodescrição – do latim: audĭo+descrição – também chamada de AD, é um recurso essencial para pessoas com deficiência visual, isso porque ela traduz imagens e cenas em palavras!
Ele surgiu pela necessidade de tornar conteúdos audiovisuais mais acessíveis, nos Estados Unidos.
Para quem serve?
Esta solução não é direcionada apenas para pessoas com deficiência visual, ele também é utilizado por pessoas com deficiência neurodivergentes, como dislexia, autismo, déficit de atenção, entre outros e também idosos — que são pessoas que normalmente enfrentam barreiras para entender a mensagem que o conteúdo quer passar.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE — estima que existam quase 45 milhões de pessoas com alguma deficiência (física, mental, auditiva ou visual), ou seja, muita gente precisa de recursos de acessibilidade.
Como é feita?
A audiodescrição é feita por um narrador, que chamamos de audiodescritor. Dentro de uma cabine acústica, ele assiste o conteúdo e descreve nos intervalos dos diálogos e pausas das informações sonoras. É um processo que deve ser feito com muita cautela, pois a AD não só tem que descrever as cenas, mas também transmitir a mensagem e emoção que a demanda precisa.
Ela pode ser elaborada de várias formas, mixada diretamente no áudio do vídeo; produzida ao vivo; e também pré gravada.
A acessibilidade audiovisual está se tornando cada vez mais usual, redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin adotaram o texto alternativo, e os usuários podem inserir uma descrição do que está sendo publicado. Assim, pessoas que usam leitor de tela, conseguem ter acesso ao conteúdo visual sem nenhum tipo de obstáculo.