No Brasil, 6,5 milhões de pessoas apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).
Neste cenário, essas pessoas encontram muitas barreiras para acessar conteúdo de rede social, principalmente se elas querem acessar conteúdos que não tem os recursos suficientes.
Muitas destas pessoas desistem de acessar por causa disto, outros acessam com leitores de tela, que são aplicativos que leem os textos escritos no feed, porém, essa tecnologia não consegue fazer a leitura de imagens.
Algumas atitudes nossas podem ajudar a facilitar a experiência dessas pessoas na internet.
O texto alternativo e a #PraTodosVerem são boas opções!
O texto alternativo e o pra todos verem tem basicamente a mesma funcionalidade, a única diferença é que a # podemos usar em qualquer rede social, já o texto alternativo, usamos apenas nas plataformas que nos disponibiliza.
O que é #PraTodosVerem?
Essa hashtag (no inicio usava-se #PraCegoVer) iniciou-se como uma campanha pelo Facebook, em 4 de janeiro de 2012, onde a Patrícia – professora de Braille – desafiava as pessoas a descreverem os posts delas com essa legenda. Sua iniciativa foi um sucesso. Em seguida, ela criou uma página, para que a hashtag não caísse no esquecimento!
O nome da hashtag faz uso de um trocadilho: ela se refere tanto àqueles que não pensam nas pessoas com deficiência visual e nunca se dão conta de que essas pessoas usam redes sociais, quanto se refere à pessoa cega que consegue “ver” o que está na imagem de acordo com a descrição.
E sobre o texto alternativo?
É principalmente usado por pessoas que utilizam leitores de tela para acessar os conteúdos, ele também aparece no lugar das imagens quando ela não consegue ser carregada em um site.
Existem plataformas que já disponibilizam esses recursos aos usuários, como: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter
Dicas de boas práticas para o texto alternativo e #PraTodosVerem:
1. Não escreva um texto muito grande, é preciso ter detalhes da imagem, mas tome cuidado para não exagerar;
2. Seja sempre muito claro e objetivo;
3. Faça sem o clássico “foto de”, “imagem de”. Pule direto para a descrição;
4. Faça uso de palavras-chave (mas sem exageros também);
5. Caso haja pessoas nas fotos, descreva a vestimenta e aparência delas.