O termo deficiente está cada vez mais incomum de se escutar, isso porque, em uma Convenção das Nações Unidas, ficou definido que o termo correto para “deficientes” é: Pessoa com Deficiência (PcD).
Há muita polêmica sobre o termo “surdo”: seria a pessoa que tem a perda total? Ou talvez parcial? Todo surdo tem que saber Libras? Todo surdo é mudo?
Normalmente, o termo pessoa com deficiência auditiva é utilizado para se referir a todo o indivíduo portador de qualquer grau de deficiência auditiva; já o termo surdo, para determinar o sujeito com deficiência auditiva profunda.
Sobre todo surdo saber Libras, isso é um grande mito!
Isso acontece porque existem surdos oralizados e sinalizados.
Os surdos oralizados são pessoas que leem lábios, que falam ou não. Normalmente são pessoas que nasceram ouvintes e ao longo da vida perderam a audição, assim, aprendem a falar e escrever o idioma nativo com mais facilidade – porém, isso também não é uma regra, existem sim surdos oralizados que nunca foram ouvintes.
Já os surdos sinalizados são aqueles que conversam através de gestos/sinais. Têm como a primeira Língua a Libras.
Quando usar o termo Surdo-mudo?
Nunca! Os surdos sinalizados são popularmente denominados de surdo-mudo, um termo pejorativo.
Este termo nunca deve ser usado, pois, a mudez é outro tipo de deficiência, e é bem incomum das duas deficiências estarem juntas.
O fato de um surdo não falar não significa que ele é mudo, mas sim que, por não escutar, a fala acaba não sendo desenvolvida.