MPEG-H AUDIO contará com as soluções de acessibilidade criadas pela SHOWCASE para incluir a audiodescrição personalizada nas transmissões da televisão digital brasileira. Parceria com o Instituto Fraunhofer também beneficiará o consumo de conteúdos audiovisuais em outras plataformas.
A SHOWCASE – empresa líder em soluções para televisão digital e acessibilidade no Brasil e América Latina, em parceria com o Instituto Fraunhofer, está finalizando o desenvolvimento de uma solução para enriquecer a experiência dos telespectadores com deficiência visual.
A partir da integração do sistema de áudio imersivo e personalizável MPEG-H AUDIO ao padrão de televisão digital brasileiro ISDB-Tb, assistir TV ganhará um componente de tridimensionalidade. Esta evolução beneficia todos os espectadores, inclusive os cegos, que poderão definir como querem ouvir a audiodescrição.
“O MPEG-H AUDIO, desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer, tem sido a solução preferida de governos e redes de televisão pelo mundo, para levar o áudio imersivo às transmissões”, explica Marco Antônio Melo, diretor da SHOWCASE. “
Esta parceria une a experiência da SHOWCASE em garantir acessibilidade a centenas de emissoras brasileiras, com a extraordinária capacidade do Instituto Fraunhofer de estar à frente do seu tempo, com soluções que sempre levam a experiência audiovisual a um novo patamar”.
Além da enorme liberdade para mixar elementos e construir um campo sonoro que mergulha o espectador na narrativa, o som imersivo proporcionado pelo MPEG-H AUDIO destaca-se pela capacidade de personalização. São recursos inéditos em dispositivos de consumo.
Será possível ajustar níveis e balancear a distribuição do áudio principal e da audiodescrição em televisores ou smartphones, conforme o gosto do usuário, entre outras opções de customização.
A extensão dos ajustes disponibilizados para o usuário final é definida pelo criador dos conteúdos e pode ser usufruída em sistemas com diversas caixas de som ou com fones de ouvido.
Nos programas de TV, a audiodescrição é realizada por profissionais localizados nos estúdios da emissora ou no centro de controle da SHOWCASE. Eles narram ações e descrevem elementos visuais, como roupas, expressões e cenários, auxiliam os cegos a entenderem filmes, novelas, telejornais e jogos.
Ao ser enviada para a etapa de transmissão, a audiodescrição recebe uma identificação exclusiva (PID) e é incluída na tabela (PMT), uma referência para os televisores. Daí em diante, o espectador pode ativar o canal e personalizar as suas características de reprodução.
A tecnologia da SHOWCASE torna a produção da audiodescrição, a multiplexação e o envio dos sinais para a transmissão um processo simples, confiável e em tempo real.
“Além da imersão na produção audiovisual, o MPEG-H AUDIO apresenta novas ferramentas para a acessibilidade, o que combina perfeitamente com os nossos desenvolvimentos para Acessibilidade e Broadcast”, destaca Rafael Augusto Peressinoto, CTO da SHOWCASE. “
As soluções da SHOWCASE são fundamentais para garantir a implantação do MPEG-H AUDIO 100% aderente ao padrão brasileiro de televisão digital”.
Estabelecido na Alemanha, o Instituto Fraunhofer (IIS) tem liderado a pesquisa e o desenvolvimento de diversas tecnologias, padrões e recomendações que impulsionaram o mercado audiovisual e broadcast nas últimas décadas. O formato mp3, de 1998, talvez seja o mais popular, mas depois vieram o AAC, AAC-LD, HE-AAC, AAC-ELD, MPEG-H, EVS, xHE-AAC e LC3, sempre ampliando as possibilidades e a qualidade de transmissão, streaming e outras formas de consumir áudio e vídeo.
O MPEG-H nasceu com a perspectiva de tornar o áudio mais interessante através da imersão, da personalização e da distribuição universal, sem estar preso a qualquer plataforma ou dispositivo. A imersão acontece a partir da propagação do áudio em todas as direções, colocando a audiência ‘dentro’ do espetáculo, filme, esporte etc. Esta sensação pode acontecer de diferentes maneiras, conforme os recursos disponíveis, como home theaters 7.1+4H, soundbars e fones 3D.
O MPEG-H está disponível na Coreia do Sul desde 2017, quando começaram as transmissões da televisão de ultra-alta definição (UHDTV), e é compatível com os padrões de TV digital ATSC, DVB e ISDB, além de uma infinidade de plataformas de filmes e música on line, set-top boxes Android e consoles de videogame.
O sistema de áudio MPEG-H do Fraunhofer IIS é um dos proponentes do Projeto TV 3.0, conduzido pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.
A SHOWCASE é sinônimo de televisão digital e acessibilidade no Brasil e na América Latina. As suas tecnologias para implantação do padrão brasileiro de TV Digital e acessibilidade por Closed Caption, Audiodescrição e Libras estão presentes em centenas de emissoras, produtoras e eventos de todos os portes. São milhares de horas transmitidas e apresentadas todos os meses com o suporte de uma empresa 100% nacional.
Fundada em 2010, a empresa também está presente em TVs da Colômbia, Bolívia, Chile e Costa Rica, apoiando a implantação da televisão digital. A chave na conquista desses mercados é o pronto atendimento, com o lançamento de soluções customizadas e suporte integral ao cliente.