A lei da acessibilidade no Brasil estabelece normas para inclusão das pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, destituindo obstáculos que impeçam o acesso a espaços públicos, vias urbanas, transportes e meios de comunicação. Na televisão brasileira, a lei foi responsável por regulamentar o acesso à informação, entretenimento e cultura, que não poderiam ser compreendidas por pessoas com deficiência auditiva e visual, sem o auxílio do Closed Caption,Audiodescrição e LIBRAS.
O que a lei da Acessibilidade diz sobre a Linguagem Brasileira de Sinais
Segundo os dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010, 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, representando 6,2% da população. Destes, 2 milhões possuem deficiência auditiva severa, o que reforça a importância da disponibilização da Linguagem Brasileira de Sinal e Legenda Oculta em conteúdos digitais e em eventos. A mesma pesquisa também divulgou que 6,5 milhões de brasileiros, possuem deficiência visual severa e 6 milhões afirmam ter dificuldade para enxergar.
Conforme o decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004, as emissoras de televisão são obrigadas a implantar ferramentas de acessibilidade gradativamente em suas grades, o que inclue Closed Caption, LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) e Audiodescrição, a fim de promover a inclusão e ampliar a comunicação para todos os cidadãos brasileiros. Nesse segmento, a SHOWCASE PRO se tornou referência na produção e prestação de serviços em acessibilidade, por possuir uma cartela de produtos de ponta e profissionais altamente treinados para atender essas demandas. Hoje, a empresa se destaca no mercado audiovisual, atendendo produções para o cinema, séries de tv e comerciais que você pode conhecer clicando aqui.
Sobre o Closed Caption
O Closed Caption (CC), é uma legenda opcional, exibida pelo sinal da emissora de televisão, destinada às pessoas com deficiência auditiva. A legenda oculta (como também é conhecida), é responsável por reproduzir em texto tudo que é sonoro em uma obra audiovisual, seja ao vivo ou gravado, disponível ao usuário por meio de um menu ou tecla específica no controle remoto da televisão. O mecanismo também pode ser utilizado em ambientes ruidosos ou onde o uso do áudio é proibido, como hospitais e restaurantes.
Audiodescrição
A Audiodescrição (AD), é um recurso sonoro que possibilita o acesso de pessoas com deficiência visual a produtos audiovisuais. Consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações visuais.
Libras
A língua brasileira de sinais (Libras), é usada para a possibilitar a comunicação de surdos no Brasil. Essa comunicação é feita através de gestos e movimentos, expressões faciais e corporais que transmitem as informações.
Mas e você, precisa incluir acessibilidade em seu conteúdo? Entre em contato com a equipe SHOWCASE PRO!