A digitalização das mídias, seguida de um crescimento vertiginoso na geração de arquivos de vídeo e expansão das plataformas de distribuição para telas de todos os tamanhos, criou um cenário complexo e muito desafiador para as empresas de comunicação. O desenvolvimento de soluções de Media Asset Management (MAM) ou Gerenciamento de Ativos de Mídia são a resposta para este desafio. Elas englobam processos e soluções de hardware e software para administrar grandes volumes de mídia, da criação até a entrega ao cliente.
Os sistemas de Media Asset Management (MAM) são dimensionados para dar vazão a tráfegos intensos de mídia, com formatos e processos alterados a todo o momento. Eles contribuem para os processos fluírem com velocidade e eficiência, sem desperdiçar recursos. Além dos impactos diretos na operação, o MAM ainda cria oportunidades para gerar novas receitas ao longo do tempo, com licenciamentos de conteúdos e distribuições automatizadas para diferentes telas.
Entre as vantagens mais visíveis do Media Asset Management estão as capacidades de pesquisa, localização e recuperação das imagens armazenadas. Agora tudo está na ponta dos dedos. Mas não é só! O MAM também organiza o ingest, as conversões de arquivos, o compartilhamento entre as equipes de produção, o controle de acesso, a formatação para exibição e muito mais.
Metadados: A essência dos ativos de mídia
A digitalização permitiu enriquecer a descrição de qualquer imagem armazenada com metadados vinculados aos arquivos digitais. O título de uma matéria, o nome de um entrevistado e até as restrições sobre os direitos autorais podem ser adicionadas para contribuir em futuras pesquisas no sistema de Media Asset Management. Este recurso facilita identificar e distinguir os conteúdos que interessam a uma produção.
Além de vídeos, os metadados também auxiliam os sistemas de gerenciamento de ativos de mídia (MAM) a buscarem fotos, áudios, documentos e outros conteúdos digitais. Os metadados documentam os usos que um arquivo teve ao longo do tempo, eventuais edições e resultados econômicos que alcançou, mediante licenciamentos e distribuições em plataformas digitais. Assim, é possível ter clareza sobre quais conteúdos têm mais interesse e rentabilidade.
Como grande parte das empresas de comunicação tem arquivos distribuídos em diferentes formatos, é essencial ter clareza sobre a localização física ou digital – servidores on-premisse e na nuvem, bibliotecas de fitas LTO, discos ópticos e até mesmo fitas Beta e DV. Utilizando um sistema de gerenciamento de ativos de mídia bem dimensionado, é possível estimar com precisão o tempo necessário para acessar a versão original de um vídeo e determinar quais arquivos devem ter versões on-line (disponibilidade imediata), near-line (disponibilidade quase imediata) ou off-line (depende de processo extras, incluído manuseio, para serem acessados).
MAM: Por onde começar?
Os sistemas de Media Asset Management (MAM) estão no centro das estratégias das empresas de Mídia & Entretenimento. Longe de serem soluções definitivas, elas estão em constante evolução, acompanhando as formas de distribuir e monetizar conteúdos audiovisuais, bem como as novas tecnologias, normas e formatos. Para tirar o melhor proveito dos seus conteúdos, produtoras, emissoras e canais on-line preferem soluções flexíveis, que aceleram a criação, automatizam os fluxos de trabalho, reduzem os custos fixos e estão prontas para expansões.
Antes de investir em um novo sistema de gerenciamento de ativos de mídia ou aprimorar a configuração atual, é crucial avaliar os pontos fortes e fracos das soluções disponíveis e definir como o MAM contribuirá na evolução do seu negócio. Os gestores devem ter claro que Media Asset Management não é uma solução fechada e tem características diferentes em cada empresa.
Enquanto algumas ferramentas para gerenciamento de ativos de mídia só atendem necessidades pontuais, outras são mais abrangentes, coordenando integralmente os fluxos, as interfaces dos usuários e as integrações com soluções de terceiros. Daí a importância de uma profunda análise das demandas internas, para identificar a solução mais adequada ao seu negócio.
Para ajudar nesta tarefa, observe os pontos a considerar para investir em MAM:
- Velocidade na localização dos arquivos de mídia.
- Armazenamento e gestão estruturada de arquivos.
- Integração com sistemas de jornalismo e de playout (exibição).
- Facilidade na organização de fluxos que acelerem as produções.
- Uso otimizado de recursos humanos e infraestruturas.
- Flexibilidade para diferentes equipes usarem as mesmas mídias, ao mesmo tempo.
- Gerenciamento de permissões para acesso aos ativos de mídia.
- Informações sobre o produtor, usos autorizados e direitos autorais.
- Rastreamento do uso dos conteúdos e histórico de cada arquivo.
- Fluxo de trabalho orquestrado para melhorar a experiência do usuário e gerar novas receitas.
Dez vantagens trazidas por sistemas de MAM eficientes
A velocidade e a otimização de recursos promovida por um sistema de gerenciamento de ativos de mídia (MAM) reduzem os custos das operações em diversos níveis e criam oportunidades de monetização ao longo do tempo. Com características alinhadas ao modelo de negócio das empresas, o sistema de MAM contribui diretamente para alcançar os melhores resultados. Conheça as dez vantagens trazidas por um sistema de MAM eficiente:
1. Armazenamento eficiente de ativos de mídia
Os sistemas de MAM reduzem os custos de armazenamento, ao permitirem determinar o nível de disponibilidade de um arquivo e eliminar arquivos repetidos ou desnecessários. Desta maneira, é possível otimizar o investimento em servidores on-premisse e cloud, contratando apenas o estritamente necessário para a operação.
O Gerenciamento de Ativos de Mídia ainda auxilia no planejamento de expansões, feitas à medida da necessidade, com base em relatórios e análises sobre o uso dos recursos de armazenamento.
2. Acesso inteligente aos arquivos de mídia com MAM
Através dos metadados, os sistemas de MAM podem descobrir os arquivos mais adequados a cada projeto, simplificando a reutilização de vídeos já produzindo e reduzindo os gastos com novas gravações. A inclusão dos metadados pode ser feita durante as etapas de gravação, ingest, edição, finalização e até mesmo após o arquivamento. Em todos os casos, ela contribui para descrever com precisão um ativo de mídia, mantendo o seu valor ao longo dos anos.
3. O MAM automatiza as tarefas de produção
Inúmeras tarefas podem ser automatizadas com o gerenciamento de ativos de mídia, incluindo a chegada de novos vídeos (ingest), a transcodificação entre padrões e formatos de gravação, a inclusão de metadados a partir de informações disponíveis anteriormente, e a distribuição destes materiais para servidores de exibição, sistemas de edição, CDNs, servidores FTP, entre outros. Esta capacidade permite reduzir os custos de mão de obra e melhorar a eficiência.
4. Sistemas de MAM aumentam a velocidade do jornalismo
A programação jornalística está entre os segmentos que mais trazem audiência aos canais de TV, mas também mais consomem recursos. O sucesso destas operações consiste no ajuste fino dos fluxos de produção, para não haver desperdício. Assim, o gerenciamento de ativos de mídia (MAM) torna-se um elemento chave para garantir a eficiência das equipes de reportagem e da redação. A partir das pesquisas no sistema da MAM, entrevistas e eventos podem ser localizados rapidamente, auxiliando na preparação de uma pauta. Da mesma forma, imagens de arquivo podem ilustrar uma reportagem. Com o acesso às imagens em smartphones e desktops, os editores distribuem tarefas aos editores, enquanto as equipes de rua enviam os seus vídeos para o sistema de ingest. O mesmo sistema de MAM automatiza o envio das matérias finalizadas para os sistemas de armazenamento e exibição.
5. Padronização dos fluxos de produção com sistemas de MAM
As automações oferecidas pelos sistemas de MAM ajudam a padronizar os formatos recebidos em uma emissora ou canal de TV, ao realizarem as conversões necessárias já na etapa de ingest. Esta medida previne a incompatibilidade com sistemas de edição e servidores de mídia, além de reduzir substancialmente os gastos e atrasos com processos de conversão em etapas posteriores.
6. MAM no Controle de Qualidade
Os sistemas de MAM também enriquecem o controle de qualidade dos canais de TV, Pay TV, OTT, Streaming e demais plataformas de mídia, uma vez que são capazes de avaliar múltiplos parâmetros de conformidade. Desde o ingest dos fluxos de mídia, estas soluções detectam falhas tão simples quanto um canal de áudio ausente, até questões mais sérias, como codificações mal sucedidas. Através de integrações, é possível gerar relatórios, alarmes e automações para a correção das falhas.
Os benefícios promovidos pelo controle de qualidade integrado aos sistemas de MAM incluem uma experiência de alto nível para o usuário final, estimulando o crescimento da audiência e das receitas comerciais.
7. MAM na prevenção de incidentes
As empresas de mídia não podem ficar um minuto “fora do ar” e nem “perder” ativos de mídias por falhas na infraestrutura ou em eventos mais sérios, como um incêndio. Estas ocorrências geram problemas graves e, muitas vezes, irrecuperáveis, como a perda de audiência e de faturamento. A preservação dos ativos de mídia é uma das missões básicas dos sistemas de MAM, que sempre devem incluir uma rotina para a recuperação de desastres. Esta prevenção inclui o arquivamento duplicado e sincronizado das mídias que serão utilizadas na programação, bem como dos demais ativos, que poderão ter versões de backup offline. Cabe ao sistema de MAM gerenciar a distribuição de todas as mídias, para a pronta recuperação em caso de desastre, bem como das playlists de exibição, para manter a programação no ar.
8. Como otimizar a distribuição de mídia com MAM
A distribuição da mesma programação em diferentes regiões e plataformas cria muitas oportunidades de monetização, mas também muitos processos de empacotamento dos conteúdos. Podem ser usadas diferentes vinhetas e patrocínios em cada distribuição, por exemplo. O gerenciamento de ativos de mídia (MAM) reduz as intervenções manuais nestes processos, tornando os fluxos mais rápidos e econômicos.
9. Gestão de Direitos Autorais
O gerenciamento de ativos de mídia (MAM) bem planejado inclui ferramentas para o controle sobre o uso de cada arquivo e o respeito aos direitos autorais. Quando uma imagem é adquirida para ilustrar um documentário específico, por exemplo, e não pode ser reutilizada, o sistema de MAM sinaliza o arquivo – ou mesmo bloqueia o acesso, impedindo o uso não licenciado, o que evita problemas legais.
10. Oportunidades de monetização com MAM
Arquivos de imagem e programas já exibidos podem gerar lucro ao longo dos anos por meio de licenciamentos a terceiros. Os recursos de pesquisa de um sistema de gerenciamento de ativos de mídia (MAM) aceleram a localização de conteúdos que podem ser comercializados com canais de TV e produtores audiovisuais, entre outros.
Como funciona o sistema de MAM da SHOWCASE?
O SHOWBROWSER é a solução completa da SHOWCASE para orquestrar o Gerenciamento de Ativos de Mídia (MAM) em empresas de broadcast e broadband, integrando os processos de ingest, produção, newsroom e playout, com os mais altos requisitos de conectividade, velocidade e economia. Presente há mais de dez anos nas operações de dezenas de emissoras de TV, produtoras e canais legislativos do Brasil, o SHOWBROWSER entrega uma experiência excepcional aos seus usuários.
Trabalhando em fluxos on premisse, cloud ou híbrido, a solução de MAM da SHOWCASE pode ser configurada e expandida conforme a demanda do cliente. Simples e veloz, o ingest de arquivos automatiza e acelera as operações de inclusão de metadados, catalogação, arquivamento, pesquisa, visualização, edição, aprovação, compartilhamento e produção de roteiros. O gerenciamento dos ativos de mídia utiliza a mesma interface em qualquer dispositivo conectado, facilitando as consultas e organização das rotinas de trabalho.
O ingest de material bruto feito pelo SHOWBROWSER permite a inclusão de metadados, com a disponibilização imediata para os usuários. Estão incluídas funcionalidades de visualização, monitoração e conversão automática para o formato de vídeo desejado. O processamento das mídias pode ser feito via Rede Local ou Intranet e aceita vídeos nos formatos MXF, GXF, MOV, MP4, MKV e AVI, entre outros.
O SHOWBROWSER automatiza os processos de redação jornalística, com recursos para criação de pautas, aprovação de reportagens, espelhos e relatórios, contribuindo para um workflow fluido e eficiente. O seu poderoso módulo de Newsroom ainda dá acesso aos sistemas de Teleprompter, Gerador de Caracteres e Playout.
O Gerenciamento de Ativos de Mídia (MAM) do SHOWBROWSER ordena o arquivamento de mídias brutas, editadas e arquivadas, permitindo identificar com rapidez as imagens desejadas. As pesquisas podem ser feitas por Retranca, Código, Palavra-Chave, Data, Repórter, Autor, e Status/Situação, entre outros, enquanto as permissões de acesso são definidas conforme o status de cada usuário.
Recursos do sistema MAM SHOWBROWSER
- Acervo organizado e de simples visualização;
- Busca por código, nome, data, programa, agência, cliente ou modalidade;
- Preview em baixa resolução na sua estação de trabalho ou smartphone;
- Comentários com timecode, data/hora e usuário;
- Download do vídeo em alta resolução (Original) ou em baixa resolução (Proxy);
- Versionamento de todos os arquivos;
- Envio de link por e-mail para acesso ao vídeo;
- Ingest de vídeos via Rede Local ou Intranet;
- Aceita vídeos nos formatos MXF, GXF, MOV, MP4, MKV, AVI e outros;
- Catalogação do material durante o processo de ingest;
- Arquivamento em mídias LTO ou ODA;
- Arquivamento apenas com permissão de supervisor;
- Resgate do material em Alta Qualidade;
- Gráfico de uso de cada mídia cadastrada;
- Exclusão de material apenas com permissão e aprovação do supervisor. .
Sobre a SHOWCASE
Simplificamos a distribuição de conteúdos audiovisuais com soluções locais ou baseadas na nuvem. Milhares de horas são transmitidas todos os meses com os serviços e tecnologia da SHOWCASE.
Temos o maior time de especialistas em Broadcast e Acessibilidade do mercado para atender emissoras, produtoras, canais legislativos, streaming, OTT, VoD, EAD e eventos, com suporte 24 horas por dia, 7 dias na semana.