A SHOWCASE, empresa líder em soluções inovadoras para o mercado de mídia, broadcast e acessibilidade, anuncia sua participação em um estudo pioneiro para aperfeiçoar a medição de audiência na TV aberta brasileira. O estudo, que será realizado neste ano na Grande São Paulo, contará com a colaboração de cerca de 30 emissoras de TV.
A iniciativa visa avaliar o volume de Smart TVs conectadas na Grande São Paulo e validar uma nova tecnologia para medir a audiência dos canais de televisão aberta da região com maior precisão e profundidade. Essa iniciativa representa um marco importante para o mercado, por ter em vista superar as limitações dos métodos e as limitações dos métodos tradicionais de medição, que muitas vezes não acompanham o ritmo das mudanças tecnológicas e comportamentais do público.
Medição aperfeiçoada SHOWCASE
A SHOWCASE contribuirá para o estudo com sua solução inovadora de medição de audiência, o AUDIENCE. Essa tecnologia utiliza um aplicativo enviado para os televisores juntamente com a programação das emissoras. Quando os canais participantes do teste são sintonizados por Smart TVs conectadas, o aplicativo gera informações anonimizadas sobre o comportamento da audiência, como tempo de sintonia, localização e até mesmo o conteúdo específico que está sendo assistido.
O AUDIENCE realiza a medição em tempo real, acompanhando o comportamento da audiência minuto a minuto, além de detalhar o perfil da audiência, garantindo insights valiosos para as decisões das áreas de Programação e Comercial. Outra característica é o uso de uma metodologia transparente para garantir a confiabilidade dos dados coletados. As informações apresentadas nos dashboards são cruzadas com os perfis de domicílios por região, coletados no último censo do IBGE.
Preparando-se para a TV 3.0
O estudo realizado em 2024 na Grande São Paulo combinará os recursos já disponíveis na televisão digital terrestre com a conectividade IP das novas Smart TVs, abrindo caminho para a TV 3.0. O teste piloto também contribuirá para modernizar a medição de audiência da TV aberta em capitais e regiões que não são atendidas pelos serviços tradicionais, pois o novo serviço não tem limitações geográficas.
“Estamos diante de um novo cenário tecnológico e concorrencial. Para se manterem competitivas, as emissoras de televisão não podem depender de soluções projetadas para as necessidades de 30 anos atrás”, afirma Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “Estamos entusiasmados com as medições que serão conduzidas nos próximos meses na Grande São Paulo. Elas contarão com uma amostragem dezenas de vezes superiores à disponível atualmente, além de apresentarem dados sobre o comportamento da audiência essenciais para decisões estratégicas mais assertivas”.
O AUDIENCE abre um painel de oportunidades a partir do perfil dos espectadores, hábitos de consumo e preferências de conteúdo. Os dados apresentados no seu dashboard auxiliam no desenvolvimento de conteúdos mais relevantes e atraentes, aumentando a fidelização e o engajamento em ações comerciais. Por seu lado, agências e anunciantes também poderão direcionar e auditar as suas campanhas com maior precisão.
“A SHOWCASE está comprometida em impulsionar a transformação digital da televisão brasileira e o AUDIENCE é mais um passo nessa jornada, enriquecendo os dados disponíveis para as decisões estratégicas do mercado”, finaliza Marco Antonio Melo.