O Governo Federal oficializou a multiprogramação na TV aberta com o Decreto nº 12.051/2024, que autoriza as emissoras de TV aberta a transmitirem até quatro programas simultâneos com tecnologia digital.
As autorizações temporárias começaram a ser concedidas no início da pandemia do COVID-19, em abril de 2020, para reforçar o ensino à distância e promover conteúdos sobre ciência, tecnologia, inovação, cidadania e saúde. Com a decisão, ainda mais emissoras poderão explorar as oportunidades da multiprogramação.
Líder na implementação da TV Digital há mais de uma década, a SHOWCASE tem a solução completa para implementar a multiprogramação com segurança e economia de recursos. “Colecionamos casos de sucesso com emissoras que selecionaram o Remultiplexador Inteligente IFN 100 para combinar até quatro programações em um único canal de 6 MHz”, explica Marco Antônio Melo, CEO da companhia. “Desenhamos uma solução em conformidade com o padrão brasileiro de televisão digital (ISDB-Tb), que inclui recursos de Acessibilidade e EPG, além de poder integrar playout na nuvem, recursos de MAM e splicing”.
A TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará, é um exemplo de emissora que utiliza a tecnologia da SHOWCASE para oferecer multiprogramação. Há dois anos, a emissora lançou a TV Educativa do Pará no canal 7.2, com o objetivo de reforçar o aprendizado fora da escola e atender a cerca de 270 mil estudantes da rede estadual paraense do Ensino Fundamental e Médio.
A expansão integrou o playout em nuvem SHOWPLAY e o sistema de MAM SHOWBROWSER para gerenciar os arquivos de mídia. “A multiprogramação demonstrou ser um excelente recurso para apoiar a Educação à Distância, e a SHOWCASE é uma grande parceira dessas iniciativas, fornecendo tecnologia para diversas emissoras lançarem seus canais em tempo recorde”, afirma Marco Antônio Melo. “A decisão do governo federal confirma essa tendência, pois a multiprogramação democratiza o acesso à informação, promove a educação e impulsiona o crescimento do setor de radiodifusão com novas oportunidades de negócio”.
O SHOWPLAY organiza a programação da TV Educativa do Pará com listas de exibição que podem ser configuradas remotamente. Através de uma rede IP redundante, o playout da SHOWCASE leva a programação até os transmissores da TV Liberal.
Os conteúdos, produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, são dirigidos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Professores apresentam as aulas nos estúdios do Sistema Educacional Interativo, que depois de gravadas passam pela etapa de ingest na nuvem, utilizando uma estação conectada ao SHOWBROWSER, onde ficam disponíveis para pesquisa e exibição.