A SHOWCASE, companhia líder em soluções e serviços para o mercado de mídia, broadcast e acessibilidade, firmou uma parceria com o Instituto Nacional de Audiência e Mídia (INAM) e a SPEEDCAST para oferecer um novo serviço de medição de audiência na televisão aberta brasileira.
A primeira etapa da parceria ocorreu entre os dias 20 e 23 de junho, quando foram mapeadas as Smart TVs conectadas à internet e recebendo o sinal ISDB-Tb na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Para viabilizar o estudo, treze emissoras integraram a aplicação AUDIENCE, desenvolvida pela SHOWCASE, às suas transmissões. A solução é baseada na tecnologia de interatividade GINGA (perfis A, B, C e D), usada nos serviços de Televisão Digital Terrestre.
O relatório elaborado pelo INAM demonstrou a evolução da audiência ao longo do dia, com o volume de Smart TVs conectadas e sintonizadas nas emissoras participantes, minuto a minuto. Os registros foram totalizados, sem a segmentação por emissora. Nas próximas etapas do projeto, relatórios com o ranking também serão disponibilizados.
O INAM terá a missão de assegurar a confiabilidade das métricas adotadas e a consolidação de relatórios, análises e projeções para emissoras de televisão aberta, produtores de conteúdo, agências de publicidade, anunciantes e órgãos governamentais, entre outros. O processo de certificação envolverá auditorias independentes, análises de metodologias de coleta de dados e verificação de conformidade com padrões estabelecidos pelo mercado.
“O mapeamento realizado do mês de junho foi um passo decisivo para oferecer novos parâmetros para medição de audiência da TV aberta, minuto a minuto, em qualquer região do país”, afirma Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “Com a popularização das SmartTVs, foi possível realizar medições com um volume de amostras centenas de vezes superior aos que o mercado esteve habituado nas últimas décadas”.
Na próxima fase do mapeamento, com início previsto para julho de 2024, os relatórios passarão a ser personalizados, para incluírem alcance e projeções de audiência, preferências de conteúdo e horários, tempo dedicado em cada canal e dados demográficos sobre as regiões analisadas. O apoio técnico à iniciativa está sendo provido pela SPEEDCAST.
Destaques do novo serviço:
· Medição de audiência em tempo real, permitindo um entendimento mais profundo do comportamento e das preferências dos espectadores nos grandes mercados e em regiões que nunca foram auditadas anteriormente.
· Relatórios e painéis consolidados, com insights sobre tendências de audiência, alcance e engajamento.
· Insights personalizáveis, que podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de cada cliente.
· Análise preditiva, para ajudar as emissoras, agências e anunciantes a tomarem as melhores decisões sobre estratégias de programação, publicidade e precificação.