TV aberta terá programação acessível 24 horas por dia até 2017
A acessibilidade na TV aberta começou a ser implantada em 2008, quando pelo menos 2 horas diárias do conteúdo exibido pelas emissoras passaram a contar com legendas ocultas (ou
closed caption
, como o serviço também é conhecido). Esse número de horas aumentou progressivamente, e, no ano de 2015, chegou a um total de 20 horas diárias.
Já a
audiodescrição
, serviço que favorece os deficientes visuais, há obrigatoriedade de ser veiculada somente durante 6 horas semanais da programação da emissora. Mas, o cronograma vigente prevê o aumento deste serviço para 20 horas semanais na TV aberta até julho de 2020.
Outro instrumento destinado aos deficientes auditivos é a janela de
Libras
(Língua Brasileira de Sinais), na qual a imagem do intérprete humano ou virtual é apresentada sobre o vídeo original. A norma do MC (Ministério das Comunicações) estabelece que essa janela deverá aparecer nos programas de propaganda político-partidária e eleitoral, além de campanhas institucionais e informativos de utilidade pública.
São diversos serviços que ajudam cerca de 45,6 milhões de brasileiros (segundo dados do IBGE) a diminuírem suas deficiências enquanto assistem programas televisivos, e suas aplicabilidades estão em progresso vigor. O serviço de legendagem oculta, por exemplo, está chegando no patamar desejado: o MC estabeleceu, por meio da Norma Complementar nº 01/2006, que toda a programação transmitida pela TV aberta deverá contar com os recursos de
closed caption
até 2017.
Compartilhe esse post!