Solução utiliza informações de Smart TVs e exibe dados nacionais de Audiência na palma da mão, estratégias comerciais e de programação serão as primeiras beneficiadas!
São Paulo, 29 de setembro de 2022 – As emissoras de TV ganharam uma ferramenta sem precedentes para apoiar as suas decisões comerciais e de programação. O SHOWCASE AUDIENCE aperfeiçoa a medição tradicional de audiência da TV aberta, analisando em tempo real os dados enviados por Smart TVs. É uma quebra de paradigmas, pois as amostragens são muito superiores às habituais (que trazem dados estimativos de audiência), além de abranger todo o país e estarem disponíveis na palma da mão.
“Os dados reunidos pelo SHOWCASE AUDIENCE tem amplitude nacional e detalham o comportamento do público em gráficos e mapas de calor”, explica Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “A nova geração de televisores conectados nos oferece um data lake, que multiplica a oferta de informações essenciais para gerenciar os canais de TV. Chegamos a um resultado excepcional graças à nossa capacidade de integrar tecnologias broadcast, broadband e big data”.
A TV Gazeta de São Paulo foi a primeira a utilizar os recursos da nova solução. “Uma das vantagens do SHOWCASE AUDIENCE é exibir a audiência por região do país, com os pontos de calor naquele momento”, explica Iury Saharovsky, Gerente de Engenharia da TV Gazeta. “Ele identifica as Smart TVs conectadas e envia as informações de sintonia pelo canal de retorno (via IP). Desta forma, nós temos um panorama de todo o Brasil”.
O aplicativo do SHOWCASE AUDIENCE é embutido no sinal transmitido, de forma similar às aplicações de interatividade da Televisão Digital. Tudo é feito pelo Implementador de Funções e Remultiplexador Inteligente, o IFN100, também desenvolvido pela SHOWCASE e utilizado por dezenas de canais no Brasil e América Latina. Quando o canal é sintonizado por uma Smart TV, o aplicativo inicia a comunicação com o SHOWCASE AUDIENCE e o dispositivo passa a compor os mapas de calor e demais gráficos de maneira anonimizada.
“Como o SHOWCASE AUDIENCE pode ser acessado em smartphones, as equipes comerciais sempre poderão apresentar aos clientes todos os gráficos, mapas e estatísticas”, destaca Saharovsky. “Dispor das informações sobre a audiência, com precisão e em qualquer tela, é extremamente valioso para definir planos comerciais e de programação, e o SHOWCASE AUDIENCE está pronto para isso”, completa Marco Antonio Melo.
Medições nas TVs Conectadas
Num ambiente de hiperconectividade, os televisores conectados viabilizam recursos que vão muito além dos métodos tradicionais para medição de audiência, com dados mais ricos e confiáveis. O SHOWCASE AUDIENCE traz o poder do big data para acelerar decisões com as seguintes vantagens:
• Ampliação substancial das amostras;
• Coleta contínua dos dados de interesse;
• Implementação simplificada em grandes regiões;
• Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana para consulta em dispositivos móveis;
• Integração simplificada Broadcast-Broadband;
• Serviço modulado conforme o usuário;
• ROI de curtíssimo prazo.
Segundo pesquisa conjunta das empresas Smartclip e Nielsen, cerca de 90% dos domicílios brasileiros já dispõem de pelo menos uma TV Conectada. Com a solução da SHOWCASE será possível identificar quantos clientes únicos estão sintonizados numa cidade ou no país, bem como o tempo de retenção de cada televisor. Ainda estão disponíveis rankings e estatísticas ao longo do tempo para subsidiar as análises.
Sobre a SHOWCASE
A SHOWCASE é sinônimo de Televisão Digital e Acessibilidade desde 2010. Milhares de horas são transmitidas todos os meses com os serviços e a tecnologia da companhia. Simplificamos a distribuição de conteúdos audiovisuais com soluções locais ou baseadas na nuvem e temos o maior time de especialistas em Broadcast e Acessibilidade do mercado para atender emissoras, produtoras, canais legislativos, streaming, OTT, VoD, EaD e eventos, com suporte 24/7.