Inclusão é a marca dos bons eventos. Independente da temática e do espaço utilizado, os organizadores devem considerar a acessibilidade através LIBRAS, Audiodescrição e Legendas desde a pré-produção. É uma demonstração de respeito ao público, além de obrigação legal.
Um dos recursos mais utilizados em palestras, apresentações e debates é a AUDIODESCRIÇÃO AO VIVO. Ela traduz os acontecimentos para pessoas cegas, descrevendo expressões, objetos, ambientes e o conteúdo de projeções, por exemplo.
Para garantir uma AUDIODESCRIÇÃO fluida e precisa, os responsáveis pelo evento devem criar um roteiro detalhado das apresentações, durações e elementos que possam ser antecipados ao profissional responsável pelas descrições. Estas deverão ser feitas de forma a não comprometer a apresentação em si, em pausas, um pouco antes ou depois das falas. Em casos excepcionais, pode haver a sobreposição de falas, para garantir o pleno entendimento da apresentação.
Como é feita a Audiodescrição em eventos?
A AUDIODESCRIÇÃO AO VIVO em eventos deve ser feita em cabines similares às de tradução simultânea, sem interferir nas apresentações. Da mesma forma, as descrições podem ser ouvidas através de receptores com fones de ouvido, que utilizam radiofrequência FM e também em smartphones com aplicativos que recebem o streaming de áudio.
Quem faz a Audiodescrição?
Os profissionais de AUDIODESCRIÇÃO passam por longos treinamentos com consultores cegos, para desenvolver a habilidade de construir roteiros para a realidade dos deficientes visuais. Mesmo quando a descrição é feita de improviso, é necessário utilizar um vocabulário específico, que proporcione o melhor entendimento.
A SHOWCASE é líder em soluções para Acessibilidade Audiovisual em Eventos, com serviços prestados para centenas de produtoras, canais on-line, espetáculos, escolas, universidades, canais legislativos e emissoras de televisão. Os seus profissionais participam de eventos ao vivo ou gravados, com equipamentos e soluções de transmissão e recepção que também podem ser empregadas em salas de cinema e peças de teatro.