São Paulo, 07 de novembro de 2023 — Construída para receber a família do arquiteto Ramos de Azevedo na primeira metade do Século XX, a Casa das Rosas é um dos poucos casarões da Avenida Paulista que resistiu ao tempo. Utilizada como residência até a primeira metade dos anos 80, ela foi transformada em museu e espaço cultural em 1991.
Agora, após dois anos de reformas para revitalizar as estruturas e revestimentos originais, a casa reabre as suas portas com uma grande exposição e a SHOWCASE está presente, oferecendo os serviços Acessibilidade por Audiodescrição em todos os espaços.
“A Casa das Rosas é uma referência na programação das artes e os seus gestores estão comprometidos em oferecer a acessibilidade integral aos milhares de visitantes anuais”, destaca Alexia Alves, Coordenadora de Produção da SHOWCASE. “A grandiosidade da arquitetura e as dimensões da exposição tornaram este projeto um dos mais complexos já desenvolvidos pela SHOWCASE para exposições e museus. Estamos muito felizes com o resultado alcançado e por contribuir com a Cultura de São Paulo”.
A Acessibilidade por Audiodescrição utilizada pela Casa das Rosas foi produzida ao longo de três semanas e envolveu oito profissionais, responsáveis por visitas técnicas, roteiros, edições e locuções. As descrições abrangeram 23 obras da exposição, dois painéis de LED contando as histórias da Avenida Paulista e da Casa das Rosas, além dos principais espaços desta casa-museu.
A audiodescrição em museus e exposições tem uma produção diferente de eventos e programas de TV, onde tudo é ao vivo, ou de filmes, onde os diálogos e a sonoplastia auxiliam na narrativa às pessoas cegas ou com baixa visão. “Nós fazemos uma pesquisa profunda sobre as obras e os seus artistas, para oferecer a melhor sensação imagética ao usuário”, explica Nathália Hernandes, Supervisora de Produção na SHOWCASE e especializada em História da Arte. “Através da descrição das cores, texturas, formas e da sinalética, nós também inserimos a pessoa no ambiente”.
Na reabertura da Casa das Rosas, a exposição “Vivências do Novo” destaca as transformações na Av. Paulista em mais de 100 anos história, o projeto da Casa das Rosas e as diferentes fases do edifício. Já a exposição “Dimensão Cidade” apresenta obras de 15 artistas contemporâneos, com foco na urbanidade, incluindo pinturas, esculturas e instalações. Com a assistência de profissionais, os visitantes podem conhecer os espaços e obras da forma que desejarem e no seu tempo, ouvido as audiodescrições por meio de um aplicativo.
Acessibilidade em todos os espaços
Há mais de uma década a SHOWCASE oferece a audiodescrição para emissoras de televisão, produtoras de cinema, universidades, casas legislativas, teatros, exposições e eventos corporativos, entre outros. Profissionais especializados analisam profundamente os conteúdos e ambientes que devem ser descritos, para criar roteiros que traduzam as imagens, tornando o significado visual em verbal.
“A audiodescrição tem papel crucial na promoção da igualdade, inclusão e acessibilidade a conteúdos audiovisuais e eventos de todos os tipos”, afirma Alexia Alves. “O compromisso da Casa das Rosas é um exemplo a ser seguido.”