A SHOWCASE escolheu a NAB SHOW 2022 para demonstrar a bem-sucedida implantação do MPEG-H Audio no canal Amazon Sat. Em parceria com o instituto Fraunhofer, a empresa atualizou o Remultiplexador Inteligente IFN 100, para integrar o novo sistema de áudio imersivo e personalizável.
O som tridimensional da tecnologia já está disponível nos mais de 60 municípios da Região Norte que recebem o sinal digital do Amazon Sat, incluindo Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).
Após o sucesso da implantação, outras emissoras brasileiras estão abrindo as portas para a tecnologia com o apoio da SHOWCASE.
MPEG-H no canal Amazon Sat
Para gerar um conteúdo 100% original, o Amazon Sat desenvolveu um setup para gravar e editar o áudio imersivo em qualquer situação. O material captado é editado em um estúdio de 7.1.4 canais. Os canais de áudio imersivo são então exportados pelo software MPEG-H Authoring Tool para o sistema de exibição da emissora.
Graças ao Remultiplexador Inteligente SHOWCASE IFN 100, estes canais são mapeados e identificados, para serem transmitidos com o sinal principal até a casa do telespectador.
Como funciona o MPEG-H AUDIO?
A tecnologia criada pelo instituto alemão Fraunhofer IIS oferece mais realismo, projetando o som por cima e ao redor do ouvinte. Com os recursos de personalização, o MPEG-H oferece aos espectadores muitas formas de ajustá-lo às suas preferências.
Além da compatibilidade com o padrão brasileiro de TV digital, o MPEG-H está incluído nos padrões de TV ATSC 3.0 e DVB, além de ser o sistema de áudio do primeiro serviço de TV UHD terrestre do mundo, na Coreia do Sul. No Brasil, ele foi selecionado como sistema de áudio obrigatório para o serviço de transmissão da TV 3.0, que deve começar a ser implantada em 2024.
Conheça os destaques do MPEG-H:
1. Áudio imersivo e personalizado:
O sistema oferece um som envolvente e permite que os consumidores escolham entre diferentes predefinições de áudio ou ajustem o volume do diálogo.
2. Distribuição universal:
Independentemente do dispositivo, o sistema de áudio MPEG-H oferece uma experiência superior – no home theater, bem como em smartphones, tablets e dispositivos de realidade virtual.
3. Uma única tecnologia para todas as aplicações:
O MPEG-H foi projetado para funcionar em sistemas de streaming, bem como em sistemas de broadcast existentes e futuros, desde a contribuição até a transmissão. Os recursos de som imersivo podem ser reproduzidos em qualquer configuração de alto-falante ou em fones de ouvido.
4. Padrão de áudio aberto:
Preços competitivos e uma grande comunidade de desenvolvedores garantem o rápido desenvolvimento de um ecossistema de dispositivos para profissionais e consumidores.
5. Audiodescrição personalizada:
O MPEG-H também traz melhorias significativas para a Acessibilidade Audiovisual, oferecendo recursos de personalização com o algoritmo Dialog+, para ajustar o nível do diálogo e da audiodescrição.