A redução no preço dos equipamentos de gravação e armazenamento impulsionou o crescimento exponencial dos arquivos de mídia, criando um desafio comum as emissoras e produtoras: Gerenciar estes conteúdos com eficiência para manter a produtividade e aproveitar as oportunidades de rentabilidade no longo prazo.
Entre as funções centrais do gerenciamento de mídia está o uso inteligente de recursos para guardar e acessar arquivos em produções presentes e futuras, da criação à publicação. Isso é possível com a aplicação dos conceitos de Media Asset Management (MAM) ou Gerenciamento de Ativos de Mídia.
O MAM gera um impacto positivo nos sistemas de arquivamento, uma vez que permite realizar ingest, controlar a qualidade, indexar, pesquisar, selecionar, editar e tornar disponíveis a qualquer momento todas as mídias de uma empresa. Isso acelera as produções, que podem saber com extrema velocidade se uma imagem está disponível e em qual formato, por exemplo.
Este processo também acaba com o desperdício de recursos, ao evitar que novas imagens sejam produzidas ou compradas sem necessidade, bem como ao eliminar duplicidades e processos intermediários de pesquisa que podem inviabilizar um projeto.
Além de preservar a história, no longo prazo a gestão eficiente de arquivos de áudio, vídeo e dados possibilita ampliar o ciclo de vida dos produtos audiovisuais com ganhos recorrentes em licenciamentos, cessões de direito de exibição, reutilizações e retransmissões, por exemplo.
O Gerenciamento de Ativos de Mídia é realizado de forma simples e descomplicada com o ShowBrowser (antigo ShowCloud) da ShowCase PRO, uma solução baseada na nuvem e desenvolvida para armazenar e gerenciar todos os formatos de mídia. Vídeo, áudio, imagens e documentos são localizados com precisão através da interface do ShowBrowser, a partir de parâmetros como: Nome do arquivo; Descrição; Sinopse; Código; Praças; Programas; e outros definidos pelo usuário.
Graças ao acesso por Browser, os membros da equipe podem realizar pesquisas, consultar metadados e acessar arquivos de qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de um hardware específico
Quando opera no Modo Jornalismo, por exemplo, o ShowBrowser ainda é capaz de criar pautas e grades, editar vídeos e mantê-los na plataforma, criar tarefas e direcioná-las, além de mapear os computadores. Estes recursos atendem integralmente as necessidades de uma redação, dando aos jornalistas todas as ferramentas para uma produção ágil e simplificada.
Conheça todos os recursos e benefícios que o ShowBrowser traz para empresas de comunicação, emissoras e produtoras de todos os portes. Agende hoje mesmo uma demonstração com a equipe da ShowCase PRO.