Os novos recursos de MAM (SHOWBROWSER) desenvolvidos pela SHOWCASE enriquecem os metadados com a detecção de assuntos e personagens, e agilizam a produção de monetização de novos conteúdos.
A Inteligência Artificial (IA) está transformando os sistemas de gerenciamento de mídia (MAM). TVs comerciais, educativas e legislativas já podem se beneficiar significativamente com a integração da IA aos fluxos de trabalho. O SHOWBROWSER, solução completa para de Media Asset Management da SHOWCASE, acaba de ser atualizado para oferecer recursos que aceleram a catalogação de vídeos e tornam as pesquisas extremamente rápidas, eliminando as demoradas pesquisas manuais.
“Um dos avanços mais notáveis do SHOWBROWSER é a capacidade de transcrever diálogos, discursos e demais falas apresentadas nas transmissões. Os textos gerados tornam-se metadados pesquisáveis”, afirma Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE.
“Mas fomos além. Agora, os novos recursos de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) permitem ao SHOWBROWSER ler as legendas e créditos exibidos, além de identificar objetos e rostos, enriquecendo as descrições e dando mais fluidez aos processos de produção”.
As capacidades para extração de texto de imagens estáticas, como slides, gráficos ou logotipos por OCR, assim como a descrição de objetos e a identificação de pessoas, além da transcrição para texto dos áudios, levaram a qualidade da catalogação de mídias a um novo patamar. Com o reconhecimento facial, por exemplo, podem ser identificadas determinadas personalidades e as suas opiniões ao longo de anos, bem como entrevistas históricas.
A precisão das descrições ainda permite classificar instantaneamente segmentos de vídeos conforme a temática. Esta organização, mesmo quando têm origem em fitas com diferentes gravações, reduz o tempo gasto com a busca semântica.
“O SHOWBROWSER permitirá catalogar centenas de acervos distribuídos pelo Brasil a um custo muito acessível, tornando os seus conteúdos pesquisáveis em qualquer dispositivo, para as mais diversas finalidades”, destaca Marco Antonio Melo. “Além das aplicações para edição, pesquisa ou reuso no jornalismo diário, a inteligência artificial aplicada ao MAM tem extrema valia para as casas legislativas, onde os registros de discursos e debates também precisam estar sempre à mão”.
Os novos algoritmos do SHOWBROWSER geram metadados para pesquisa por palavras-chave em um tempo três vezes menor que a velocidade original, o que viabiliza catalogação de grandes arquivos com um investimento bastante reduzido.
Detecção de assuntos e personagens
A análise de sons e imagens por inteligência artificial amplia as possibilidades antes restritas a pequenos acervos. Entre as mais interessantes está a rápida correlação entre assuntos, fatos e pessoas, especialmente em acervos com imagens de grande interesse histórico e jornalístico.
Outra aplicação muito valorizada é a detecção automática de eventos e cenas em vídeos. Por exemplo, em um jogo de futebol é possível identificar os destaques e momentos mais emocionantes, através da contextualização disponível nos metadados.
Isso é possível porque o SHOWBROWSER identifica automaticamente esses eventos cruciais, facilitando a visualização e a exportação dos segmentos desejados para a produção. Além disso, em entrevistas ou documentários, a inteligência artificial pode destacar os momentos-chave, permitindo uma navegação mais eficiente pelo conteúdo.
Ao mesmo tempo em que viabiliza a digitalização de acervos, as novas capacidades do SHOWBROWSER também são essenciais para catalogar o crescente fluxo de vídeos gerado no dia a dia, facilitando a decisão sobre quais imagens são mais relevantes e devem permanecer arquivadas.
Destaques na Inteligência Artificial nos sistemas de Media Asset Management/SHOWBROWSER
Resumo de conteúdo: A Inteligência Artificial pode gerar descrições automáticas, facilitando a pesquisa por palavras-chave, a visualização e a identificação dos pontos mais importantes.
Detecção de eventos e cenas: O SHOWBROWSER pode identificar automaticamente eventos importantes em vídeos, como gols em partidas esportivas ou momentos chave em entrevistas.
Reconhecimento facial: A solução de MAM da SHOWCASE permite cadastrar o rosto de personalidades, acelerando a sua identificação através da Inteligência Artificial. Este recurso facilita a busca por entrevistas, aparições e outros conteúdos específicos.
Geração de metadados: A Inteligência Artificial integrada ao SHOWBROWSER extrai informações relevantes de vídeos, como data, hora, local, nomes, pessoas e objetos presentes, facilitando a organização e o gerenciamento dos conteúdos.
Categorização: O conjunto de metadados agregados pelo SHOWBROWSER classifica automaticamente as sequências de arquivos de vídeo, conforme o tipo de conteúdo, tema, data, evento, pessoas presentes etc.
Gestão de Direitos Autorais: A IA presente no SHOWBROWSER pode identificar músicas e outros materiais protegidos por direitos autorais, facilitando a gestão dos conteúdos e a obtenção de autorizações para exibição.
Investimento reduzido: O SHOWBROWSER trabalha em configurações híbridas, on premisse e cloud, reduzindo os custos com mão de obra, armazenamento e outros recursos, além de acelerar a criação e monetização de novos conteúdos.