A língua de sinais é o idioma de gestos, ou seja, uma língua que, para se comunicar, é necessário mãos, braços e expressões faciais.
Sendo assim, cada país tem sua língua de sinais, no Brasil, por exemplo, temos a LIBRAS, sigla de LÍngua Brasilera de Sinais; já nos Estados Unidos, temos a ASL, sigla de American Sign Language; e a LSCH, no Chile, Língua de Sinais Chilena; e por aí vai (mesmo sendo diferente, há alguns sinais que são mundiais).
Por isso, é difícil fazer eventos internacionais, porque na língua de sinais, não temos uma língua global, como temos o idioma inglês. Mas temos uma que pode nos auxiliar, se chama Gestuno. O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais.
O gestuno serve exatamente para facilitar a comunicação entre toda comunidade surda do mundo, porém, o gestuno ainda não é reconhecido como uma língua de sinais oficial, e por isso, chamamos de língua auxiliar de sinais, ou língua internacional de sinais. Mesmo não sendo reconhecida, facilita na comunicação de eventos internacionais, competições, etc.
Mas não se engane, países que falam a mesma língua oral, não possuem a mesma língua de sinais!
O Chile e a Argentina tem o espanhol como língua oral oficial, mas as línguas de sinais são diferentes, cada um tem a sua, individualmente!