Mais de 34 milhões de lares brasileiros já contam com uma Smart TV, apontam as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de ampliarem os serviços oferecidos aos telespectadores, estes televisores conectados à internet têm criado oportunidades de negócio para emissoras e anunciantes.
Novos fluxos de receita estão sendo turbinados pela capacidade de direcionar a publicidade a públicos segmentados, mesmo que estejam em uma mesma área de cobertura – algo que não era possível até bem pouco tempo.
A conectividade ainda permite analisar em tempo real o comportamento do espectador e o desempenho dos anúncios, otimizando a tomada de decisões. Para levar esses benefícios ao maior número de emissoras, a SHOWCASE lançou o MERCHAND, uma plataforma de publicidade programática que permite exibir anúncios segmentados e localizados em TVs conectadas.
“O MERCHAND expande as soluções da SHOWCASE presentes em centenas de emissoras e head-ends, com uma abordagem inédita para as redes de TV comerciais, agências de publicidade e anunciantes”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “O MERCHAND pode ser integrado com enorme simplicidade a qualquer canal para orquestrar as estratégias de distribuição segmentada. Onde houver transmissão broadcast e Smart TVs conectadas, o MERCHAND estará pronto para entrar em ação”.
Entenda as vantagens oferecidas pelo MERCHAND para as emissoras de TV e os seus anunciantes:
- Segmentação: a solução da SHOWCASE utiliza dados demográficos para segmentar os anúncios, de acordo com o perfil e região dos telespectadores.
- Maior eficiência na entrega de anúncios: os anúncios gerenciados pelo MERCHAND são exibidos para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar por eles, o que aumenta o retorno sobre o investimento (ROI).
- Aumento da receita: a publicidade segmentada e localizada permite que as emissoras cobrem preços mais altos pelos espaços publicitários, pois os anunciantes estão dispostos a pagar mais para alcançar um público-alvo mais relevante.
- Melhor experiência para o telespectador: a publicidade segmentada e localizada pode ser exibida de forma mais personalizada e contextualizada, o que torna a experiência mais agradável.
Como funciona o MERCHAND?
O MERCHAND é uma plataforma que permite a exibição de anúncios durante as transmissões de TV no padrão ISDB-Tb, adotado por todas as emissoras digitalizaram as transmissões. Os anúncios segmentados são embutidos na camada de dados de interatividade das transmissões, conhecida como middleware.
Esta publicidade fica disponível para exibição na memória de cada Smart TV e é reproduzida a partir de comandos enviados pela emissora. Os comandos são baseados na localização dos televisores conectados, obtida via IP.
A exibição das mídias atribuídas a determinada região ou televisor pode ser em tela cheia e em uma moldura. Um QR Code também pode ser adicionado para os espectadores acessarem as ofertas anunciadas.
Com o MERCHAND, as estratégias de mídia programática podem ser aplicadas em emissoras de todo o país. “Ao unirmos os avanços da banda larga com as tecnologias broadcast mais recentes, nós viabilizamos a publicidade localizada na TV aberta, gerando mais receita para emissoras, agências e anunciantes”, afirma Marco Antonio Melo.
MERCHAND impulsiona monetização nas Smart TVs
Muito antes de a TV 3.0 chegar ao Brasil, o MERCHAND antecipa os benefícios da integração entre a banda larga e os televisores, aumentando o engajamento do telespectador com conteúdos e publicidade direcionada. Agora as emissoras podem criar estratégias de conteúdo multiplataforma e campanhas publicitárias para envolver os espectadores em vários dispositivos, a partir do televisor tradicional.
A integração das soluções da SHOWCASE com as Smart TVs também geram dados valiosos sobre o comportamento, preferências e interações do espectador. As emissoras e os anunciantes podem utilizar estes dados para obter informações sobre as tendências do público, ajudando-os a adaptar o conteúdo e as estratégias de forma mais eficaz.