A medição de audiência é crucial para as emissoras de TV aberta, no entanto, os métodos tradicionais não alcançam todas as regiões do país e podem não registrar pequenas variações nos números. É nesse cenário desafiador que desponta o MERCHAND, uma solução inovadora para medir a audiência e monetizar a programação.
A REDE MEIO NORTE, localizada na capital do Piauí, abraçou essa nova metodologia e tem colhido ótimos resultados. Segundo Dudu Camargo, apresentador e responsável pelo programa “Brasil 40º”, os números apresentados pelo MERCHAND já impactam a programação e as estratégias de conteúdo da emissora. “A solução da SHOWCASE captura com mais precisão o comportamento das pessoas do que o IBOPE. Quando eu apresentava em São Paulo, mesmo com uma cobertura espetacular de um assunto relevante, os números permaneciam inalterados”, explica. “Sinto que o MERCHAND acompanha o conteúdo. Se estamos indo para um intervalo comercial ou apresentando conteúdo local, ele corresponde.”
A precisão e a dinâmica dos números obtidos influenciam as decisões sobre o momento ideal para um comercial ou uma nova reportagem. “Às vezes, o concorrente vai para o intervalo e observamos o aumento da audiência, independentemente do assunto, devido ao comportamento do público”, descreve Dudu Camargo. Mesmo no caso de uma questão técnica, o MERCHAND alerta a ocorrência. “Certo dia, eu estava no ar e a audiência despencou de repente, então vimos que o sinal havia caído no estado do Piauí e a audiência também caiu naquele momento. Assim, pudemos verificar a veracidade da solução.”
Sobre a medição de audiência do MERCHAND
O MERCHAND combina conexões broadcast e broadband para maximizar a rentabilidade da TV aberta. A aplicação é embutida nas transmissões da REDE MEIO NORTE e retorna dados anonimizados das Smart TVs conectadas na área de cobertura. Entre as funcionalidades disponíveis está a medição de audiência em tempo real, que revela o comportamento com ainda mais precisão da audiência, por meio de gráficos.
Dudu Camargo destaca que o próximo passo é ter acesso aos dados comparativos com outras emissoras, o que será possível em breve, com a adesão de mais canais à plataforma. A REDE MEIO NORTE também planeja expandir o uso do MERCHAND para suas afiliadas em outras regiões, destacando a eficácia e o custo-benefício. Hoje, o Grupo Meio alcança 10 estados brasileiros e a meta da rede é dobrar o número de estados cobertos até o final de 2024.
Camargo ainda menciona sua intenção de recomendar o sistema a outras emissoras, evidenciando o potencial da tecnologia. “Tenho visto muita veracidade nos números da SHOWCASE. É uma variação muito mais digna.”
“Temos a grande honra de apoiar a estratégia de expansão da REDE MEIO NORTE com uma solução única para a medição de audiência. Conhecer os hábitos do público é fundamental para definir a grade de programação, regiões com maior potencial de rentabilidade, valores de comercialização e até mesmo os desafios na rede de distribuição”, afirma Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “Este caso de sucesso com a REDE MEIO NORTE é emblemático, pois ela não dispunha da medição contínua na região de Teresina. O MERCHAND faz a aferição, segundo a segundo, e gera um banco de dados com insights para apoiar as decisões dos gestores”.
Além da audiência em tempo real, sensível às menores mudanças no comportamento dos espectadores, o MERCHAND também embarca anúncios segmentados nas transmissões de TV digital. Os vídeos ficam armazenados nas Smart TVs e são exibidos conforme o planejamento comercial, localização e perfil do espectador.
“O MERCHAND leva para a TV aberta os conceitos da mídia programática, permitindo estratégias comerciais inéditas”, destaca Marco Antonio Melo. Conforme a estratégia do canal, pode haver anúncios comuns a toda área de cobertura ou segmentados, para exibição nas TVs conectadas. Da mesma forma, podem ser adicionados QR Codes para compras on-line.