Remultiplexador Inteligente IFN 100 é adotado por emissoras para combinar diferentes programações em um único canal de TV.
A multiprogramação na televisão aberta foi autorizada em abril de 2020 pelo governo federal para apoiar o combate ao coronavírus e facilitar a educação à distância.
Após o decreto 10.312, emissoras como a TV Evangelizar e a Rede Vida de Televisão criaram programas educativos, exibidos em dois ou mais canais extras.
“Com o apoio da SHOWCASE, estas emissoras utilizaram o Remultiplexador Inteligente IFN 100, para combinar as programações em um único canal de 6 Mhz”, explica Marco Antônio Melo, diretor da companhia. “A solução garante conformidade com o padrão brasileiro de televisão digital (ISDB-Tb), além de incluir os recursos como a Acessibilidade e EPG”.
Nas regiões onde os alunos estavam sem contato com a escola e tinham acesso precário à internet, a transmissão de programas educativos teve especial importância. “Foi uma clara demonstração da robustez e importância da televisão aberta”, destaca Marco Antônio Melo.
Multiprogramação abre oportunidades
A tecnologia para transmitir várias programações num mesmo canal de TV está disponível há mais de dez anos, mas era restrita aos canais públicos. Após quase dois anos desta experiência positiva, a multiprogramação poderá ter a suas aplicações expandidas e adotadas em larga escala.
A SHOWCASE tem a solução completa para apoiar os radiodifusores nesta missão, desde a produção até a transmissão, incluindo a solução de playout baseada na nuvem SHOWPLAY, capaz de gerenciar até quatro fluxos. Já o Remultiplexador Inteligente IFN 100 recebe as programações simultâneas e as converte para o padrão ISDB-Tb. Tudo automatizado e sem latência.