Também conhecido por controle mestre ou exibição, o playout é o cérebro dos canais de televisão. Ele integra fontes de áudio e vídeo com as centrais de distribuição por cabos, antenas e satélites. Através das listas de programação e muita automação, o playout organiza o que vai para o ar.
Este centro nervoso é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da programação e da monetização dos canais, por isso precisa estar sempre atualizado.
Atualização constante. Este é um desafio e tanto para uma indústria acostumada aos investimentos de longo prazo e a fluxos bem definidos. Com os smartphones, canais de streaming e empresas de OTT, multiplicando formatos, fontes de mídia e plataformas de distribuição, as soluções tradicionais de Playout ficaram obsoletas e colocaram uma grande interrogação no caminho dos gestores: Qual caminho seguir?
Playout na Nuvem
A maioria das soluções oferecidas no mercado não acompanha este novo cenário e trava a competitividade dos canais de televisão. Isso acontece porque, além da defasagem tecnológica, elas foram concebidas para um modelo de negócio em extinção.
Hoje, só é possível responder à velocidade da concorrência com uma solução de playout baseada na nuvem.
Apenas ela permite explorar as oportunidades da audiência segmentada, com programação e publicidade segmentadas, em qualquer lugar.
Mídia sem fronteiras
O playout baseado na nuvem livra os gestores das amarras do hardware proprietário e das grandes instalações para armazenar mídia e rotear sinais.
Este modelo simplifica a recepção de conteúdos audiovisuais, o processamento e a distribuição sem fronteiras, que leva a programação para destinos inimagináveis.
Não importa onde o espectador está ou qual dispositivo usa, o conceito de “Playout in the Cloud” adapta-se às novas demandas de maneira quase orgânica.
Arquitetura cloud
A robustez, escalabilidade e conectividade da arquitetura utilizada no Playout baseado na nuvem não tem paralelo:
· Novos canais e programações podem ser criados em algumas horas
– não em meses ou anos – acelerando o contato com nichos de audiência.
· A expansão da rede pode ser feita com alguns cliques, definindo novas especificações de público e cobertura geográfica, a um custo extremamente reduzido.
· Anúncios dirigidos a uma região ou público podem ser integrados ao programa principal sem qualquer dificuldade, criando oportunidades comerciais para atender clientes de todos os portes e mercados.
· Recursos de acessibilidade, como Closed Caption, Audiodescrição e LIBRAS, podem ser integrados ao fluxo de exibição com enorme rapidez.
· O gerenciamento dos conteúdos, playlists, relatórios de exibição e auditorias ganham recursos extras, facilitando a operação e supervisão de qualquer lugar.
· A relação com os fornecedores de serviços na nuvem é flexível e alterada com grande facilidade.
SHOWPLAY: A nova fronteira do playout
Com tantas oportunidades, a pergunta seguinte é: Como mergulhar na nuvem?
A SHOWCASE desenvolveu o SHOWPLAY, um sistema de playout baseado na nuvem e definido por software, para levar o controle mestre das emissoras e canais de televisão a um novo patamar.
O SHOWPLAY gerencia e executa as playlists com extrema eficiência, acessando os arquivos armazenados em sistema de MAM ou fluxos contínuos, que são direcionados para os canais de distribuição.
Ao contrário das antigas centrais de exibição, com hardware proprietário e infraestruturas complexas, o SHOWPLAY coloca um canal no ar em qualquer plataforma com alguns cliques.
Economia e rentabilidade
O SHOWPLAY beneficia emissoras de televisão, canais on-line, empresas de ensino à distância, organizações religiosas e redes de comunicação privada com uma solução que otimiza os recursos e aumenta a rentabilidade da operação.
Virtualizar é a chave desta revolução.
Tudo é coordenado por uma interface web, integrada à infraestrutura da AWS, sem limites de expansão, que favorece a logística de implantação através de CDNs e redes IP redundantes, simplificando a coordenação de exibição em diferentes localidades e plataformas.
Com o SHOWPLAY, as emissoras de televisão e serviços de distribuição on-line têm a tranquilidade de configurar e coordenar a exibição dos seus conteúdos com uma facilidade jamais alcançada.