A extensão territorial do Brasil desafia as emissoras de TV quando o assunto é controle de qualidade na distribuição da programação. É preciso dispor de uma monitoração abrangente e rigorosa para saber, em tempo real, quando o canal sai do ar em uma cidade, o que provocou a falha e como solucioná-la no menor tempo, para não prejudicar a experiência do espectador.
Muitas das maiores redes de TVs públicas e comerciais do Brasil já utilizam a plataforma SENTINEL para monitorar e controlar os seus pontos de transmissão, especialmente em estações remotas, onde o acompanhamento é mais complexo.
Desenvolvida pela SHOWCASE, empresa líder em soluções e tecnologias para produção e distribuição broadcast, o SENTINEL apresenta a visão completa da rede de distribuição, com parâmetros de qualidade e força do sinal transmitido em padrão ISDB-T ou analógico, taxa de erros de bits (BER), codificação, presença de vídeo e áudio, além dos recursos de acessibilidade por Closed Caption em todo o fluxo de distribuição. A solução também conta com versões para monitorar canais de TV a cabo e via satélite.
Enquanto a plataforma SENTINEL atua diretamente nas localidades monitoradas, o SHOWVIEW centraliza até 24 fontes de sinal multiplexadas em um único fluxo IP, criando um multiviewer para qualquer tela conectada. “O SENTINEL é uma ferramenta de enorme utilidade para as emissoras de televisão. Com alcance nacional ou regional, elas podem acompanhar o desempenho das transmissões dentro das suas instalações ou na tela de dispositivo conectado”, explica Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “A variedade de parâmetros monitorados continuamente e a simplicidade de acesso aceleram o tempo de resposta, garantindo a qualidade do serviço para o espectador”.
SENTINEL + SHOWVIEW: Transmissão 100% monitorada
A geração dos conteúdos de TV é feita pelas cabeças de rede e chega às afiliadas, retransmissoras e repetidoras por meio de redes de micro-ondas, satélites e links de internet. De lá, eles seguem para os locais de transmissão e para os domicílios. É uma jornada de centenas ou milhares de quilômetros, com muitas etapas e riscos de interferência ou perda do sinal.
Em cada localidade, o SENTINEL sintoniza os canais com antenas para recepção de radiofrequência (RF) e processa o fluxo de transporte do sinal (TS) para a análise. Os sinais de áudio e vídeo, com os respectivos parâmetros técnicos, são exibidos na tela do SHOWVIEW em tempo real. Assim, podem ser antecipadas as manobras de correção e a resolução de falhas. “A combinação do SENTINEL com o SHOWVIEW também é muito valiosa para apoiar as estratégias operacionais e comerciais, pois permite acompanhar o desempenho de emissoras e canais concorrentes com a mesma precisão”, destaca Marco Antonio Melo. “As integrações desenvolvidas pela SHOWCASE são baseadas nas expectativas de gestores e operadores, visando a otimização de recursos, a garantia da excelência técnica e a expansão dos negócios”.