O gerenciamento de múltiplas programações e plataformas de distribuição foi um dos destaques do evento TOP C-Level Meeting, realizado nos dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis (SC). Marco Melo, diretor da SHOWCASE, junto de Allan Henning, Gerente de Engenharia da TV Evangelizar, apresentaram o estudo de caso sobre como a SHOWCASE contribuiu para a emissora transmitir três programações simultâneas na TV aberta, além de fornecer soluções de streaming e acessibilidade.
“No início da pandemia, nós recebemos uma solicitação do governo do Paraná para que lançássemos novos canais de ensino a distância (EaD) em tempo recorde. Nós tínhamos pouco tempo e poucos recursos para desenvolver uma solução operacional. Foi quando o nosso time de engenharia identificou uma solução inovadora da SHOWCASE. Ela permitiu colocar os canais virtuais no ar em poucos dias”, destaca Allan Henning.
“Com o gerenciamento do SHOWPLAY, a programação dos dois novos canais passaram a ser direcionados do storage na nuvem para os transmissores de Curitiba e Maringá, onde são multiplexados com a programação principal”.
Na sua geradora, em Maringá, interior do Paraná, a Evangelizar realiza comutação remota entre a programação principal, recebida via satélite, e a programação local.
“Com o SHOWCASE SPLICER é possível fazer o corte dos sinais no TS (transport stream) por software, 100% sincronizado”, detalha Allan Henning.
Através de comandos remotos para inclusão de metadados nos identificadores (PIDs) do transport stream, o SPLICER permite alternar sinais diretamente na etapa final de transmissão.
Também em função da pandemia e com o advento das lives, outra solução da SHOWCASE entrou em cena.
O SHOWLIVE possibilitou automatizar a distribuição da TV Evangelizar nas redes sociais de seus patrocinadores.
O SHOWLIVE é compatível com os padrões ASI, HD-SDI, HDMI ou via IP e toda a coordenação pode ser feita remotamente.
O canal ainda simplificou e ganhou velocidade nos processos de Ingest, MAM e Newsroom, ao selecionar o SHOWBROWSER, integrando as etapas de aquisição de conteúdos (ingest), arquivamento, pesquisa, edição e produção de jornalismo.
Baseada em Curitiba (PR), a TV Evangelizar é uma emissora católica com alcance nacional via satélite e por transmissão digital terrestre em mais de 50 afiliadas. Além do SHOWBROWSER, SHOWPLAY, SHOWLIVE e SPLICER, ela utiliza o Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação SHOWCASE IFN100, com o módulo de Closed Caption Automático JOSIE.
Soluções integradas
Marco Antonio Melo, diretor da SHOWCASE, também comentou o estudo de caso da TV Evangelizar no TOP C-Level Meeting: “As soluções da SHOWCASE para produção, playout, multiprogramação, multiplexação ISDB-Tb e acessibilidade são reconhecidas por centenas de emissoras e afiliadas das principais redes de televisão brasileiras e com a TV Evangelizar não foi diferente. Nós demos pronta resposta à missão de colocar dois canais no ar em poucos dias e em plena pandemia”.
Durante a sua participação, Marco Antonio Melo também apresentou o aplicativo criado pela SHOWCASE para a Rede CNT (Central Nacional de Televisão). O CNT Play exibe em smartphones a programação ao vivo ou sob demanda de todas as localidades onde o canal está presente. As transmissões são codificadas e disponibilizadas em uma CDN (Content Delivery Network). “O CNT Play amplia a cobertura da emissora, levando os programas a quem não pode acessar de forma convencional, além de oferecer a possibilidade de replay”, afirma o diretor da SHOWCASE.
Acessibilidade na Produção Audiovisual
Com a expansão dos conceitos ESG, o compromisso social ganhou destaque em todas as indústrias. A presença da acessibilidade em todas as plataformas é um exemplo desta evolução no mercado audiovisual. Ao utilizarem recursos como LIBRAS, Audiodescrição e Closed Caption nas transmissões e eventos, as empresas também demonstram respeito ao público e promovem a inclusão.
“O Brasil tem quase dez milhões de surdos e sete milhões de pessoas com alguma deficiência visual. É uma audiência muito grande, que acessa conteúdos audiovisuais para entretenimento, estudo e trabalho”, destacou Erica Jacob, Analista de Contas da SHOWCASE, durante o TOP C-Level Meeting. Em sintonia com estas demandas há mais de uma década, a SHOWCASE desenvolve soluções de acessibilidade sob medida para emissoras de TV, cinema, publicidade, governo, educação e eventos.
“São serviços de LIBRAS, Audiodescrição, Closed Caption, legendagem e tradução para diversos idiomas, que podem ser realizados no local do cliente ou remotamente”, explicou Erica. “
Nós dispomos de estúdios prontos para atender programas de televisão, tribunais de justiça e eventos ao vivo, entre outros, em qualquer lugar e em tempo real”.
Para garantir a inclusão integral, os usuários têm à disposição o SHOWCASE TRIO, uma solução integrada para simplificar o planejamento e a implementação dos serviços de acessibilidade.
“Temos o exemplo de sessões plenárias, para as quais um intérprete de LIBRAS realiza a tradução a partir das nossas instalações, simultaneamente com a geração de Closed Caption e Audiodescrição, com o mínimo de latência. A mesma solução está disponível para emissoras de televisão, lives e outros segmentos”.
Depois das emissoras de televisão, canais legislativos e tribunais, o streaming é um dos segmentos onde a acessibilidade audiovisual mais cresce, com a oferta de legendas e audiodescrições. “ As salas de cinema e teatro também começam a dispor destes recursos, através de um aplicativo desenvolvido pela SHOWCASE. Basta ler um QR Code para iniciar a exibição do recurso no smartphone”, conta a analista da SHOWCASE.
Erica Jacob ainda detalhou aos participantes do TOP C-Level Meeting a importância de contar com soluções baseadas na nuvem para oferecer um serviço de qualidade, que não comprometa o orçamento dos clientes. A robustez e escalabilidade do SHOWCASE TRIO são asseguradas pela integração entre soluções de padrão broadcast com os principais provedores de computação em nuvem.
A SHOWCASE é líder em soluções para Acessibilidade Audiovisual, com serviços prestados para centenas de produtoras, canais on-line, espetáculos, escolas, universidades, canais legislativos e emissoras de televisão. Os seus profissionais participam de eventos ao vivo ou gravados, com equipamentos e soluções de transmissão e recepção que podem ser empregados em qualquer ambiente.