A SHOWCASE levou à NAB SHOW deste ano as estrelas do seu portfólio para Produção, Transmissão e Acessibilidade. Os visitantes do estande localizado no Pavilhão Brasileiro puderam conhecer as soluções líderes de mercado para:
- Multiprogramação, com o Remultiplexador Inteligente IFN 100 e o Comutador Digital de Programação SPLICER;
- Cloud Playout, com o SHOWPLAY;
- Gerenciamento de Mídia, com o SHOWBROWSER,
- Implantação do MPEG-H Audio e Implementação da TV Digital, com o Remultiplexador inteligente IFN 100.
Para conectar e monitorar estas soluções, também foram apresentados o Módulo de Conversão Bidirecional SHOWCASE AIP, os Sistemas de Monitoramento XDA 13 e XDA PRO, e o SHOWLOUDNESS.
O SHOWCASE AIP é uma tecnologia essencial para conectividade e gerenciamento das redes de frequência única (SFNs), incluindo:
- Centrais de exibição;
- Transmissores;
- Repetidoras;
- Links de contribuição;
- Headends;
- Teleportos.
A solução modular cria links IP redundantes, com sincronia e ferramentas de gerenciamento remoto, que reduzem substancialmente os gastos com sistemas de comunicação via satélite e demais redes dedicadas.
Em cada ponto de conexão, o SHOWCASE AIP converte e faz o encapsulamento de sinais ASI-IP/IP-ASI para redes de distribuição e contribuição, em transmissões unicast e multicast, com todos os comandos e direcionamentos via HTTP.
Outro destaque do SHOWCASE AIP está na possibilidade de crescimento escalonado da rede, sem grandes impactos financeiros e nenhuma alteração nas centrais de controle.
Rede monitorada
Para monitorar as transmissões de canais locais, de afiliadas e também da concorrência, a solução da SHOWCASE é o Sistema de monitoramento XDA 13, uma tecnologia que sintoniza, extrai e analisa os sinais BTS (Broadcasting Transport Stream) de emissoras de televisão aberta.
A partir dos parâmetros definidos pelo padrão ISDB-Tb, o XDA 13 aponta inconformidades em:
- EPG (Guia de Programação Eletrônica);
- Closed Caption;
- Audiodescrição;
- Potência;
- Interrupções, entre outras medições.
Com acesso remoto aos dados, as gerências de engenharia são alertadas assim que uma falha é registrada, reagindo com grande velocidade. As imagens dos canais monitorados pelo XDA 13 podem ser gravadas em alta e baixa resolução no seu armazenamento interno para consultas. Esta capacidade traz três vantagens:
- Permite analisar uma falha em qualquer ponto da rede;
- Comprova exibições perante anunciantes ou poder público;
- Registra conteúdos de interesse transmitidos por TVs concorrentes.
Para projetos mais exigentes, existe a opção do Sistema de monitoramento XDA PRO, capaz de sintonizar e gravar até 4 canais de televisão digital (ISDB-T), simultaneamente no armazenamento interno.
Conforto sonoro
Outro recurso essencial apresentado para as emissoras em Las Vegas foi o SHOWLOUDNESS, uma solução modular integrada à etapa de exibição, que mantém os parâmetros de conforto sonoro especificados pelo padrão ISDB-Tb e pela ABNT.
O SHOWLOUDNESS utiliza o nível de referência de -23 LKFS (Full Scale), com tolerância de 2 LKFS, para mais ou para menos, entre programas e intervalos comerciais. Este intervalo é considerado aceitável para não incomodar a audiência.
Para atuar no LOUDNESS das transmissões, a solução da SHOWCASE realiza a leitura de múltiplas amostras, de curta e longa duração (average short, average long ou infinite), sintetizando o sinal de áudio e atuando em tempo real nos parâmetros que mantém a conformidade.