Após sucesso em mais de 15 debates no primeiro turno, os serviços da SHOWCASE voltam ao ar durante o embate entre Lula e Bolsonaro, dia 21 de outubro, no SBT.
São Paulo, 17 de outubro de 2022 – A SHOWCASE fornecerá a acessibilidade com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o debate presidencial do segundo turno, transmitido pelo SBT em 21 de outubro. O debate é uma iniciativa do pool de veículos de comunicação composto também pelo Estadão, Rádio Eldorado, CNN Brasil, Revista Veja, Rádio Nova Brasil e Portal Terra.
O SBT já coordenou um debate presidencial do primeiro turno, além do debate para o Governo Distrito Federal. Na tela da TV, as equipes de intérpretes da SHOWCASE garantiram um evento 100% acessível aos eleitores surdos, seguindo os parâmetros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em diferentes configurações, os serviços de Libras, Audiodescrição e Closed Caption da SHOWCASE forneceram acessibilidade aos debates da TV Globo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife, pela RPC em Curitiba, pela EPTV em Campinas e Varginha, e pela TV Guaíba, no Rio Grande do Sul.
“Durante as duas horas de debate, tivemos o suporte integral da SHOWCASE, com uma equipe muito dedicada, destaca Cleiton dos Santos, Supervisor Técnico do SBT Brasília. “A acessibilidade por Libras atendeu todas as expectativas da emissora, que tem parceria com a SHOWCASE há mais de oito anos”. “A Língua Brasileira de Sinais é fundamental para democracia, pois viabiliza o entendimento de debates e campanhas políticas aos mais de 10 milhões de brasileiros surdos ou com dificuldades de audição”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “O compromisso com a acessibilidade está no nosso DNA e é reconhecido por centenas de emissoras, que também utilizam os nossos serviços e soluções para Audiodescrição e Closed Caption”.
Democracia e Acessibilidade
Na reta final do segundo turno, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva se enfrentarão nos estúdios do SBT, com a medição do jornalista Carlos Nascimento. Em setembro, o pool de empresas liderado pelo SBT recebeu os candidatos à presidência Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (MDB), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União), Felipe d’Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). Em Brasília, estiveram o Coronel Moreno (PTB), Izalci Lucas (PSDB), Leila do Vôlei (PDT), Leandro Grass (PV), Keka Bagno (PSOL) e Paulo Octávio (PSD).
“Os nossos parceiros têm conquistado audiências excepcionais na cobertura das Eleições 2022 e a SHOWCASE tem enorme honra em participar deste momento fundamental para o país”, pontua Marco Antonio Melo. “Com a confiabilidade do maior time de especialistas em Acessibilidade Audiovisual, estamos prontos para atender emissoras, empresas e eventos, em qualquer plataforma de mídia e especificação – incluindo a produção remota”.
Desde 2010, a SHOWCASE desenvolve tecnologias essenciais para emissoras de televisão e presta serviços para tornar os conteúdos audiovisuais acessíveis a todos os públicos. As suas soluções para TV Digital, auditoria, monitoração e controle de redes de transmissão estão presentes em canais do Brasil e América Latina. Milhares de horas são geradas todos os meses com acessibilidade por Closed Caption, Audiodescrição e Libras, graças ao suporte de profissionais especializados, equipamentos e recursos de Inteligência Artificial e Redes Neurais desenvolvidos pela SHOWCASE.