As bases e prazos para implantar a TV 3.0 estão definidos pelo governo federal e a SHOWCASE segue firme no propósito de ser a grande parceira das emissoras na implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Com soluções fornecidas para centenas de instalações em todo o país, a empresa segue investindo na evolução de tecnologias como o Implementador de Funções e Remultiplexador Inteligente, IFN100 , que garante a conformidade com as normas e a oferta dos serviços estabelecidos pelo padrão ISDB-Tb. “Os nossos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento são orientados para aprimorar os serviços oferecidos pela televisão aberta, incluindo a integração da radiodifusão com a internet, relacionada nas diretrizes do Decreto 11.484/2023”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “
O decreto sobre a TV 3.0 também prevê a segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores. Estas premissas já estão presentes em lançamentos recentes da SHOWCASE, como o MERCHAND e o AUDIENCE”.
O MERCHAND permite a veiculação de anúncios segmentados em transmissões sintonizadas por Smart TVs, levando a mídia programática para a televisão aberta. A solução cria novas oportunidades de receita com base na localização dos televisores, que é fornecida pelos dados anonimizados da conexão IP. Assim, diferentes comerciais podem ser exibidos para regiões e perfis de audiência pré-definidos. O conceito do MERCHAND será aplicado quando a TV 3.0 estiver no ar, permitindo gerar programações inteiras para micro-regiões e nichos de mercado.
Outra inovação que antecipa a chegada da TV 3.0 é o SHOWCASE AUDIENCE. A ferramenta apoia as decisões comerciais e de programação das emissoras, com análises de audiência em tempo real. Os dados são enviados por Smart TVs de todo o país, com amostragens muito superiores às oferecidas pelos serviços tradicionais, detalhando o comportamento do público da TV aberta com gráficos, tabelas e mapas de calor.
Já as soluções SHOWBROWSER e SHOWPLAY serão a chave para atender a demanda por conteúdos segmentados em 4K. “ Com o MAM e o Playout integrados na nuvem, as equipes de produção podem trabalhar remotamente e colocar novas programações no ar em tempo recorde”, detalha Marco Antonio Melo. “O SHOWBROWSER e SHOWPLAY virtualizam o gerenciamento de grandes volumes de mídia, utilizando codificação de alta eficiência, e a exibição de múltiplos canais, em um workflow seguro e escalável”.
Líder em soluções para Acessibilidade Audiovisual, desde 2021 a SHOWCASE produz Audiodescrição compatível com o padrão de áudio imersivo e personalizável MPEG-H – selecionado para compor o pacote tecnológico da TV 3.0. O padrão permite às pessoas com deficiência visual, não apenas usufruírem da tridimensionalidade sonora, mas também configurar a Audiodescrição da maneira mais confortável.
Para completar o compromisso da SHOWCASE com o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, as soluções para o controle de qualidade das transmissões também serão atualizadas, permitindo inspecionar a distribuição da TV 3.0 em qualquer ponto da rede, com a extração e a avaliação de conformidade dos sinais BTS.