Closed Caption, Audiodescrição e Libras são essenciais para garantir a inclusão de alunos surdo e cegos em cursos presenciais e online.
Para ampliar a Acessibilidade Audiovisual e garantir a inclusão de alunos surdo e cegos, diversas instituições de ensino estão utilizando os serviços de Closed Caption, Audiodescrição e
Libras
nas suas aulas presenciais, híbridas e online.
Empresa líder em soluções para televisão digital e acessibilidade, a SHOWCASE dispõe de uma ampla gama de serviços e soluções para atender escolas, universidades e cursos abertos.
A grande novidade do seu portfólio é a SOFIA, um Avatar 3D que traduz o que é dito em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com gestos e movimentos faciais que obedecem a sua estrutura gramática.
Com grande realismo, a SOFIA já atua em atividades educacionais de entidades como o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, onde foi bem recebida por alunos, pais e professores. Além da naturalidade com que se comunica em LIBRAS, outro destaque da SOFIA é a possibilidade de customização para diferentes públicos e clientes.
A SHOWCASE também oferece ao segmento de educação a sua
expertise
na geração de Closed Caption para emissoras de televisão de todo o Brasil. Nos cursos online, o Closed Caption traz referências extras para auxiliar alunos surdos no entendimento das matérias apresentadas. Através de padrões específicos para indicar o que é audível, como leituras, músicas e ruídos, o aluno é ambientado e consegue acompanhar com maior clareza as lições.
A SHOWCASE tem profissionais especializados na produção de
Closed Caption
, treinados segundo a legislação para ACESSIBILIDADE AUDIOVISUAL e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
E para auxiliá-los na geração de Closed Caption em tempo real, a SHOWCASE desenvolveu recursos de Machine Learning processados na nuvem da Amazon Web Services, capazes de identificar vozes, ruídos e outros sons, bem como de aprender novas palavras, que enriquecem um banco de dados dinâmico. Os profissionais da SHOWCASE utilizam as informações geradas por estas redes neurais para aumentar a velocidade e precisão dos textos apresentados.
Acessibilidade com a audiodescrição
Para os estudantes cegos que acompanham as aulas online, também está disponível a Audiodescrição (AD), um recurso de acessibilidade que consiste na tradução de imagens, onde o significado visual torna-se verbal. Ela é de suma importância, pois ela permite que todos os alunos tenham acesso às mesmas informações