Milhares de profissionais e empresas que impulsionam a indústria da mídia, entretenimento e tecnologia se encontram todos os anos em Las Vegas, durante a NAB Show. Um dos destaques deste ano foi a Future of Television Initiative, uma parceria público-privada liderada pela Comissão de Comunicações Federais (FCC), para conduzir a transição para o padrão ATSC 3.0. A nova tecnologia revolucionará a forma como os telespectadores consomem conteúdo, permitindo que as emissoras regionais ofereçam conteúdos ainda mais relevantes para sua audiência.
O ATSC 3.0 suporta a resolução 4K Ultra HD e o áudio imersivo, criando uma experiência tridimensional para o espectador. Já a recepção do sinal será beneficiada com maior robustez, mesmo em condições adversas. Além disso, a interatividade vai entregar conteúdos sob demanda, aplicativos e novos serviços personalizados, como informações sobre trânsito e clima. Nos próximos anos, os mesmos recursos estarão disponíveis no Brasil, com o lançamento da terceira geração do padrão ISDB-Tb e a SHOWCASE está preparada para esta nova etapa da TV digital.
“A SHOWCASE participou da NAB Show 2023 ao lado dos seus parceiros globais, oferecendo suporte aos clientes e alinhando estratégias para seguir líder no fornecimento de soluções para a TV digital”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “A 100ª NAB Show foi uma excelente oportunidade para vivenciar as expectativas do mercado em relação ao futuro da criação, distribuição e monetização de conteúdos audiovisuais. Sabemos que o mercado brasileiro e latino-americano espera com ansiedade pela TV 3.0 e pudemos constatar que os serviços e tecnologias da SHOWCASE estão em plena sintonia com a expansão de recursos e a qualidade de experiência que serão disponibilizadas aos espectadores nos próximos anos”.
As soluções da companhia atendem todas as etapas da produção e distribuição, com produtos sob medida para Auditoria, MAM, Master Control, Multiplex, Codificação, Áudio Imersivo, Publicidade Regionalizada, Medição de Audiência, Streaming e Acessibilidade. Entre os exemplos está o MERCHAND, um serviço inédito que leva a mídia programática para a televisão aberta, permitindo veicular anúncios segmentados em transmissões sintonizadas por Smart TVs. Com base na localização dos televisores, o MERCHAND exibe os comerciais para regiões e perfis de audiência pré-determinados, criando novas oportunidades de receita para emissoras, agências e anunciantes.
Outro exemplo de inovação é o SHOWCASE AUDIENCE, uma ferramenta sem precedentes para apoiar as decisões comerciais e de programação das emissoras de TV. O AUDIENCE aperfeiçoa a medição tradicional de audiência da TV aberta, analisando em tempo real os dados enviados por Smart TVs. É uma quebra de paradigmas, pois as amostragens são muito superiores às habituais, abrangendo todo o país, e estão disponíveis na palma da mão. “Os dados reunidos pelo SHOWCASE AUDIENCE tem alcance nacional e detalham o comportamento do público em gráficos e mapas de calor”, explica Marco Antonio Melo. “A nova geração de televisores conectados, incluindo os futuros modelos compatíveis com a TV 3.0, oferece uma base de dados que multiplica o volume de informações para gerenciar os canais de TV e definir estratégias de publicidade”.
Finalmente, mas não menos importante, a SHOWCASE anunciou às vésperas da NAB Show duas soluções fundamentais para garantir a qualidade do serviço em infraestruturas de Broadcast, Satélite, Cabo e Streaming: o SHOWVIEW e o SHOWSTREAM. Estas soluções trabalham em conjunto para acelerar a detecção e correção de falhas, interferências e ausência do serviço de Acessibilidade, entre outros eventos que prejudicam a experiência do espectador. O SHOWVIEW dispõe de interfaces para receber até 24 fontes de sinal, multiplexadas em um único fluxo IP, criando um multiviewer acessível de qualquer tela conectada. Já o SHOWSTREAM realiza as mesmas rotinas de verificação em canais de vídeo hospedados em CDNs.