O Congresso SET EXPO 2023, realizado entre 7 e 10 de agosto, debateu os impactos da TV 3.0 e das Smart TVs na medição da audiência. Na sessão “Relação entre dados de audiência e performance”, Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE, apresentou as estratégias e soluções da empresa para este desafio.
O evento contou com a mediação de Carlos Fini, Presidente da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), e debateu a exploração de conteúdos personalizados baseados em métricas, o uso de metodologias do ambiente linear para medir as plataformas digitais e TVs Conectadas, além das perspectivas do projeto da TV 3.0.
O papel da SHOWCASE na implantação da televisão digital no Brasil foi o ponto de partida de Marco Antonio Melo na sua apresentação. O executivo relembrou as soluções de interatividade desenvolvidas pela empresa nos últimos 15 anos, no âmbito da tecnologia Ginga, que culminaram no lançamento do AUDIENCE. A nova tecnologia utiliza a conectividade IP para revolucionar a medição de audiência na televisão aberta, monitorando o comportamento de telespectadores em todas as regiões do Brasil, a cada 30 segundos.
Desde o lançamento do padrão ISDB-Tb — usado para transmitir a TV Digital, o Ginga teve as suas aplicações limitadas pela ausência de um canal de retorno, que permitisse enviar dados do televisor para as emissoras. Com a chegada das TVs conectadas, o cenário mudou.
“A chegada da TV 2.5 e a adoção das Smart TVs por mais da metade da população abriu caminho para o AUDIENCE”, explica o CEO da SHOWCASE. “Nós já estamos medindo a audiência em emissoras de todas as regiões e até no exterior. Em todas as praças, as emissoras querem confrontar os dados fornecidos pelos serviços tradicionais de medição e os resultados são impressionantes. Apenas na região de Campinas (SP), a tecnologia da SHOWCASE monitora mais de 260 mil residências, uma amostragem mil vezes superior à da concorrência”.
Marco Antonio Melo explicou aos congressistas da SET EXPO que o aplicativo com o AUDIENCE é enviado às Smart TVs durantes as transmissões, usando a mesma interface de aplicações como o Guia Eletrônico de Programação (EPG). As informações sobre a audiência retornam por meio de dados anonimizados, via IP.
O dashboard do AUDIENCE apresenta os níveis de audiência na palma da mão, em qualquer dispositivo ou desktop. Também estão disponíveis o tempo de sintonia, a localização e outras métricas que auxiliam na definição das estratégias comerciais e de programação. Até mesmo as equipes de engenharia são beneficiadas pela solução. Quando acontece uma queda brusca de audiência, os técnicos são avisados sobre uma possível falha nos transmissores.
“Pela primeira vez, as emissoras podem acompanhar a sua audiência em tempo real, sem dependerem de serviços caros e complexos”, analisa Marco Antonio Melo. “A cobertura e o volume de dados fornecidos pelo AUDIENCE são uma enorme evolução sobre o modelo adotado nas últimas décadas e um passo importante rumo à TV 3.0”.