Desmatamento e degradação das matas, aumento da poluição, práticas agrícolas inadequadas e aumento na emissão de gases, essas são algumas das atividades que geram desequilíbrio e causam danos ao meio ambiente. As consequências: aumento significativo no número de desastres naturais no Brasil e no mundo.
Segundo levantamento da ONU, nas últimas duas décadas, 51 milhões de brasileiros foram surpreendidos por catástrofes naturais, dado que colocou o Brasil na lista dos 10 países com o maior número de pessoas afetadas por desastres entre 1995 e 2015.
Diante desses casos, prevenção é a palavra-chave. A
ShowCase
, em parceria com o Governo Federal, está implementando no Brasil o sistema EWBS -Sistema de Alerta de Emergência para Radiodifusão. Essa sinalização foi lançada no Japão em 1985, como um mecanismo de prevenção para desastres de grandes proporções.
Como funciona o EWBS?
O EWBS é transmitido por meio de um sinal enviado pelos canais abertos, acionando equipamentos de recepção como televisores, rádios, entre outros, compatíveis com o sistema, mediante ao alerta ou risco de ocorrência de um desastre natural. Desta forma, a sinalização permite informar a população da área atingida, antecipando medidas de evacuação de área.
O EWBS é um recurso disponível para transmissão ISDB-TB, padrão de TV digital aberta adotado no Brasil.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou
as normas técnicas para o sistema, de forma a compatibilizá-las com as atualizações que o Brasil promoveu sobre o padrão ISDB-T japonês, a versão original.
O sistema promove facilidade ao alertar rapidamente um grande número de pessoas, e não depende de infraestrutura de cabos e conexões por serviços de telefonia ou internet para envio e recebimento do sinal. O EWBS segue em negociação com o Governo.