Integração das soluções SHOWREC e SHOWBROWSER aperfeiçoam os processos de arquivamento, pesquisa e distribuição de conteúdos, enquanto o IFN100 e XDA13 garantem acessibilidade, EPG e auditoria nas transmissões da Assembleia Legislativa do Rio.
Para multiplicar o alcance de suas atividades em todas as plataformas de comunicação, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) integrou as soluções SHOWREC e SHOWBROWSER, da SHOWCASE. A novidade resolve, entre outras necessidades, o desafio de registrar e compartilhar os discursos dos 70 deputados estaduais, que têm urgência em receber os vídeos antes mesmo do término das sessões, para distribuir em suas redes sociais.
Agora, logo que a TV Alerj inicia uma transmissão, o SHOWREC começar a gravar as atividades a partir de qualquer fonte de sinal (SDI ou HD-SDI) e em seguida faz o ingest dos arquivos no sistema de Media Asset Management (MAM) SHOWBROWSER. A SHOWCASE ainda desenvolveu uma Interface de Usuário específica para casas legislativas. Para indicar o início e o fim de cada clipe, basta selecionar em uma lista a foto do deputado que está falando.“A operação integrada com o SHOWREC e o SHOWBROWSER permite à equipe da TV Alerj iniciar a catalogação dos clipes de vídeo durante os discursos. Tão logo um deputado finaliza a sua participação numa Sessão Plenária, o sistema de MAM da SHOWCASE conclui o arquivamento e a identificação”, explica Marco Antonio Melo, Diretor da SHOWCASE. “O SHOWBROWSER roda na plataforma da Amazon Web Services (AWS), acelerando ainda mais o processo. Em segundos as assessorias dos parlamentares podem fazer download dos arquivos em qualquer smartphone ou computador, para rever e compartilhar”.
Fluxo eficiente
Para simplificar as pesquisas, existem campos de metadados com o nome, temas apresentados e assuntos correlatos, que ficam vinculados ao arquivo original. Os vídeos ficam disponíveis em baixa resolução ou Full HD, com acesso liberado conforme as políticas estabelecidas pela TV Alerj. Para garantir a integridade da operação, a SHOWCASE dá suporte 24 horas por dia às operações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio a partir do seu Centro de Controle Operacional, em Campinas (SP). “Este avanço na comunicação com a população complementa as transmissões da TV Alerj e permite aos deputados manterem as suas redes sociais atualizadas com as últimas notícias”, destaca Marco Antonio Melo. “É uma grande honra para a SHOWCASE contribuir com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio”.
Acessibilidade e auditoria
As soluções da SHOWCASE também estão presentes nas transmissões da TV Alerj, fornecendo recursos de acessibilidade e auditoria. Através do Implementador de Funções e Remultiplexador Inteligente IFN100 e do módulo de Closed Caption Automático JOSIE, agora o canal exibe Closed Caption 24 horas por dia. O IFN100 também gera o Guia de Programação Eletrônica. Já a solução modular para Auditoria Multicanal e Monitoramento de TV Digital XDA13 será responsável por armazenar a programação transmitida, atendendo às demandas de auditorias internas e dos órgãos de fiscalização.
Programação legislativa
Inaugurada em 2004, a TV Alerj transmite para todo o estado do Rio as audiências públicas das Comissões Permanentes, as reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e as votações da Ordem do Dia do plenário. O canal também conta com duas edições de telejornais às terças, quartas e quintas, além de diversos programas sobre temas relevantes para a população do Rio. Neste ano, a TV Alerj obteve autorização para operar em sinal aberto digital, no canal 15.2. A operação faz parte da Rede Legislativa de TV Digital Aberta, à qual a Alerj aderiu em convênio com o Senado Federal.
Clique aqui para obter informações sobre as saídas do SHOWREC e saber mais a respeito.