Além de voltar aos grandes eventos, com stands na NAB SHOW e SET EXPO, em 2022 a SHOWCASE fortaleceu a parceria com o TOP C-Level – hub de executivos da indústria de mídia e entretenimento. Ao longo do ano, foram apresentadas soluções de Áudio Imersivo, Multiprogramação, Playout, MAM, Acessibilidade e Medição de Audiência nas edições regionais do TOP C-Level Meetings (Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Recife, Brasília e Manaus).
A jornada começou com a apresentação da primeira solução nacional para conteúdos audiovisuais com Áudio Imersivo e personalizável em MPEG-H. Selecionada para compor a TV 3.0, a tecnologia MPEG-H oferece uma experiência sonora tridimensional e está disponível em mais de 60 municípios da Região Norte, graças à parceria entre o canal Amazon Sat e a SHOWCASE. A versão atualizada do Remultiplexador Inteligente IFN100 permitiu integrar todas as funcionalidades do MPEG-H ao padrão de TV Digital ISDB-Tb e já está em operação em todas as regiões do país.
A partir do acordo entre a SHOWCASE e o instituto alemão Fraunhofer, criador do MPEG-H, a Acessibilidade por Audiodescrição também será aperfeiçoada, permitindo customizar o serviço conforme a preferência do usuário.
PROGRAMAÇÃO AMPLIADA
Durante 2022, a SHOWCASE também destacou no TOP C-Level Meetings o Estudo de Caso sobre a Multiprogramação na TV Evangelizar, que adicionou duas programações simultâneas à transmissão principal. A solução foi implantada em tempo recorde e ampliou o alcance da emissora paranaense. “Graças ao sistema de playout SHOWPLAY, dois canais extras foram direcionados do sistema de armazenamento na nuvem para os transmissores da TV Evangelizar em Curitiba e em Maringá, onde são multiplexados com a programação principal pelo IFN100”, explicou Allan Henning, Gerente de Engenharia da TV Evangelizar.
A operação é otimizada com o SHOWCASE SPLICER, que realiza a comutação remota da programação na região de Maringá, interior do Paraná. Além das soluções para multiprogramação, os participantes do TOP C-Level Meetings conheceram aplicações reais da TV Evangelizar, como o SHOWBROWSER, SHOWLIVE e o Remultiplexador Inteligente IFN100.
ACESSIBILIDADE AUDIÊNCIA
Quase vinte milhões de brasileiros têm surdez ou algum nível de deficiência visual. Para promover o acesso deles aos conteúdos audiovisuais e eventos em geral, a SHOWCASE desenvolve soluções exclusivas de acessibilidade por Libras, Audiodescrição, Closed Caption, Legendagem e Tradução. São tecnologias e serviços em tempo real, utilizados por dezenas de emissoras de TV em 100% da programação, além de universidades, tribunais, salas de cinema e canais de streaming.
Os participantes do TOP C-Level Meetings puderam conhecer os serviços prestados durante as Eleições 2022, quando a SHOWCASE atendeu ao pool de emissoras do debate transmitido pelo SBT, além de debates da TV Globo (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife), da RPC (Curitiba), EPTV (Campinas e Varginha) e TV Guaíba (Rio Grande do Sul).
No segmento de medição de audiência, a SHOWCASE surpreendeu a todos com o AUDIENCE, solução baseada no padrão de televisão digital brasileiro, com enormes vantagens em relação aos tradicionais processos para medição de audiência. Com alcance nacional e baixo custo, o SHOWCASE AUDIENCE reúne dados enviados por televisores conectados (Smart TVs), gerando gráficos e mapas de calor.
A aplicação analisa a audiência de maneira inédita e gera uma grande variedade de insights para os times de programação, comercial e manutenção. Rede Bahia, Rede Amazônica, RBS (RS) e TV Gazeta de São Paulo estão entre as primeiras emissoras a adotar o SHOWCASE AUDIENCE.