De 25 a 27 de agosto, a SET EXPO 2015 tomou conta do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. O evento, considerado mais importante encontro de negócios e tecnologia para broadcast da América Latina, contou com a presença de centenas de empresas que mostraram seus produtos e serviços para este importante viés do mercado.
A ShowCasePRO estava na feira e mostrou diversas inovações. O XON75, já conhecido software gerador de legendas ocultas da empresa, agora possui a Josefina, novo módulo de reconhecimento automático de fala para legendagem oculta. “A arquitetura do serviço é baseada em servidores em centro de dados distribuídos em pontos estratégicos do país”, fala Rafael Peressinoto, Diretor de Desenvolvimento da empresa.
Além disso, outro destaque foi o novo Fluxo de Trabalho (Workflow) da empresa, totalmente digital e interativo. “Nosso workflow possui qualidade, excelência e simplicidade”, explica o Diretor Administrativo da ShowCase, Marco Antônio Melo. “É a solução completa. Nele, englobamos desde nossos aparelhos e serviços de acessibilidade, como closed caption e audiodescrição, nosso sistema de censura, o XDA13, até interatividade, ingest, sinalização e transmissão.”, completa.
No entanto, a principal novidade que apresentada tem outro nome. Em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ShowCasePRO está desenvolvendo a Sofia, um avatar que, em tempo real, gera a linguagem de sinais do programa televisivo em questão.
“A Sofia, sem dúvida, representa outro nível para a acessibilidade”, conta Peressinoto. “Os deficientes auditivos que não foram alfabetizados no português, portanto não fazem uso do closed caption, poderão usufruir deste sistema para terem pleno entendimento do que estão assistindo”, completa.
Marco Antônio avaliou saldo positivo da ShowCase na SET EXPO. De acordo com ele, a ShowCase pôde expandir a rede de contatos e ampliar o diálogo com os já consagrados clientes. “Foram três dias muito produtivos”, conta. “Pudemos apresentar nossas atualizações e, também, é claro, mostrar nossos produtos e serviços já existentes para aqueles que não conheciam.”, conclui.