A TV aberta evoluiu e diversificou as oportunidades de monetizar a sua programação. Agora, as Smart TVs conectadas à Internet permitem segmentar anúncios por microrregiões, utilizando características demográficas. Assim, os investimentos de agências e anunciantes ganham eficiência e as emissoras também podem aumentar a sua rentabilidade.
O MERCHAND, destaque da SHOWCASE no Congresso SET EXPO 2023, utiliza exatamente a conectividade das Smart TVs para elevar os resultados do ecossistema que move as TV comerciais. O planejamento e a exibição da publicidade são acelerados com esta solução poderosa, que combina tecnologias Broadcast e IP, antecipando a chegada da TV 3.0.
“O grande valor do MERCHAND é aperfeiçoar a comercialização de publicidade na TV aberta e os seus benefícios estão disponíveis para todas as emissoras, mesmos nos pontos mais remotos do Brasil”, explica Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE. “No passado, as dimensões do nosso país e o modelo de distribuição adotado pelas emissoras restringiram a personalização da publicidade, mas isso está mudando. O MERCHAND posiciona-se como a ferramenta essencial para definir quais serão os anúncios veiculados em uma região e qual é o melhor preço para comercializá-los”.
O MERCHAND embarca os anúncios segmentados nas transmissões da televisão digital durante a etapa de multiplexação, que antecede a transmissão. Eles ficam armazenados e disponíveis para exibição em cada Smart TV, conforme o planejamento comercial.
Com base na localização do telespectador, o MERCHAND aciona a exibição do anúncio selecionado, que pode ser exibido pelas TVs conectadas em tela cheia ou em uma moldura, podendo ainda incluir QR Codes.
A estratégia de implantação do MERCHAND utiliza os conceitos de mídia programática, largamente adotados nas mídias digitais, combinando os dados anonimizados das conexões IP com estratégias comerciais inéditas na TV aberta.