Profissionais e empresários das televisões peruana e equatoriana receberam em outubro a missão comercial brasileira encarregada de apresentar tecnologias para televisão digital terrestre.
A viagem conduzida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel). Nas rodas negócios foram expostas as soluções brasileiras desenvolvidas durante a digitalização das transmissões e suas possíveis contribuições aos países que continuam iniciando este processo. Entre os destaques estiveram tecnologias para Acessibilidade, EWBS (alerta de emergência por meio de redes broadcast) e EPG (guia de programação eletrônica), que se tornaram mais versáteis, eficientes e econômicas, além de não requererem pessoal especializado.
Em sua exposição, a ShowCase Pro detalhou o funcionamento do Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação IFN100 com o módulo de Closed Caption Automático JOSIE, uma tecnologia baseada em inteligência artificial usada pelas principais emissoras do Brasil. A solução garante acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva 24 horas por dia e em qualquer idioma, com baixíssima latência e automação total.
O IFN100 também tem um módulo para alerta de emergência EWBS capaz orientar grandes populações sobre desastres naturais, por exemplo, através das redes de televisão aberta. “Estas missões trazem um importante incentivo à indústria nacional, pois apresentam o melhor da indústria brasileira aos países latino-americanos, com enormes oportunidades comerciais” afirmou Marco Antonio Melo, diretor geral da ShowCase Pro. “Além a presença massiva no Brasil, temos orgulho de também atender emissoras líderes na América Latina com tecnologias desenvolvidas por mais de uma década”.
Durante a missão, a ShowCase Pro reforçou a sua parceria com a emissora peruana Latina Televisión, que há alguns anos utiliza o conjunto de soluções integradas IFN100 com o módulo de Closed Caption Automático JOSIE e EWBS. Também no Peru, foi estabelecido um acordo de distribuição comercial com a Elogic Tecnologías de Radiodifusión del Perú para expandir a presença da fabricante na região.
No Equador, a ShowCase Pro concluiu o acordo de distribuição de produtos com ADVICOM de Quito, que já está demonstrando as linhas IFN100, JOSIE e EWBS, além das soluções para monitoração e gravação de múltiplos canais XDAQUAD e do sistema de Playout, ShowPlay. Além da ADVICOM, há também uma parceria de longa data no país com a Equatronic, dedicadas às soluções IFN100 e JOSIE.
A Ecuavisa, uma das principais emissoras do Equador e cliente da ShowCase Pro há sete anos, recebeu a equipe da fabricante brasileira para a atualização do sistema IFN50 para IFN100, além da implementação do módulo de Closed Caption Automático JOSIE e EWBS, numa confirmação da confiança e satisfação que tem com o desempenho das soluções. Paul Rojas, Diretor da ADVICOM, e Marco Antonio Melo, Diretor da ShowCase Pro, comemoram o acordo de distribuição entre as empresas no Equador.