Mais do que meros registros, as transcrições de audiências funcionam como um fiel retrato das atividades em tribunais, capturando com minúcia cada palavra proferida por juízes, advogados, testemunhas e réus. Elas se configuram como ferramentas indispensáveis na busca pela verdade e na aplicação da justiça.
“O serviço de transcrição jurídica consiste na conversão de gravações de áudio ou vídeo de depoimentos e interrogatórios em texto, visando a documentação, a referência e a preservação de registros”, explica Alexia Alves, Coordenadora de Produção da SHOWCASE, empresa especializada no atendimento de escritórios de advocacia e tribunais.
As transcrições são produzidas a partir da audição das gravações, com o auxílio de soluções de inteligência artificial desenvolvidas pela SHOWCASE. “Os textos passam por revisão rigorosa por especialistas, que garantem o uso correto da terminologia jurídica e a completa integridade do conteúdo”, ressalta Alexia Alves. “Além da exatidão vocabular, nossos clientes exigem a identificação precisa dos autores de cada declaração. Essa cautela garante a confiabilidade das referências apontadas nos desdobramentos de um mesmo processo ou na fundamentação de outros, por exemplo.”
O sigilo é outro ponto-chave na transcrição de audiências, por isso, a plataforma oferecida pela SHOWCASE conta com segurança de ponta a ponta. “Estas audiências costumam envolver processos em andamento, que podem ser alvo de impugnação ou revisão, bem como informações particulares sobre os envolvidos, daí o cuidado redobrado”, destaca Alexia Alves.
Garantia de Justiça em Audiências
A importância das transcrições de audiências para o Sistema Judiciário reside em diversos aspectos, a começar pela clareza do discurso oral, que pode ser utilizado em pesquisas e na construção de argumentos consistentes para processos futuros. Ao analisarem cada palavra dita, as partes envolvidas em uma ação podem identificar contradições ou indícios não apurados durante o processo, o que abre caminho para contestações e outras medidas. Da mesma forma, quando um juiz se refere a um depoimento em sua decisão, não pode haver dúvidas sobre o que foi dito.
Outra perspectiva relevante sobre as transcrições é a acessibilidade. Com elas, as partes envolvidas têm maior facilidade para solicitar pareceres de especialistas e consultores, que embasam as suas decisões. Da mesma maneira, quando autorizado, estes documentos podem ser tornados públicos, dando transparência às decisões judiciais.
Além disso, as transcrições servem como um valioso registro histórico da atividade judicial. Elas permitem que pesquisadores e estudiosos do direito analisem casos concretos e identifiquem tendências jurisprudenciais, contribuindo para o aprimoramento do sistema legal como um todo.