A TV Gazeta de São Paulo é referência nacional quando o assunto é acessibilidade, sendo uma das primeiras a adotar soluções para os portadores de deficiência auditiva e visual.
A emissora gera legendas ocultas (Closed Caption) 24 horas por dia, com assertividade superior a 93%, e 12 horas semanais de audiodescrição. A introdução das ferramentas para legendas ocultas foi impulsionada com o início das transmissões digitais em alta definição. A elevação na qualidade do som e imagem da televisão foi acompanhada por novas metas de universalização com o objetivo de tornar a programação acessível a todos os públicos.
A emissora TV Gazeta deu prioridade ao assunto e analisou as propostas do mercado. A solução ideal foi apresentada em 2011 pela SHOWCASE PRO, empresa líder em tecnologia audiovisual para a TV Digital e acessibilidades. “Nós já tínhamos parcerias em andamento no âmbito da TV Digital e eles nos apresentaram uma plataforma de legendas ocultas baseada no reconhecimento de voz, com um valor de investimento muito acessível”, conta Iury Saharovsky, Gerente de Engenharia da rede de televisão. “Todo o trabalho de locução e geração das legendas é realizado pela SHOWCASE nas instalações da TV Gazeta e funciona muito bem até hoje. Foram feitas diversas atualizações ao longo dos anos, com evolução constante no reconhecimento automático das falas”, explica Saharovsky.
“Desde 2011, a geração de legendas ocultas (Closed Caption) nas instalações da TV Gazeta é realizada pela SHOWCASE, com permanentes evoluções feitas ao longo da parceria de trabalho desenvolvida”, destaca o Gerente Iury Saharovsky. Após o sucesso do Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação SHOWCASE (IFN100) com o módulo de Closed Caption Automático (JOSIE), a evolução natural foi incluir a audiodescrição para o público de deficientes visuais e baixa visão, o que aconteceu em 2014. A solução também é operada integralmente pela SHOWCASE e já atende 12 horas semanais de programação.
Como grande parte das transmissões da TV Gazeta é ao vivo e com diversos convidados em cena, “é um desafio muito grande gerar Closed Captions e audiodescrição”, explica Saharovsky. “É preciso muita habilidade para narrar e descrever ao vivo o que está em exibição”. A parceria da TV Gazeta com a SHOWCASE contempla ainda o desenvolvimento da solução para incorporar a exibição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) às transmissões. Esta é a próxima etapa para garantir o acesso integral dos portadores de deficiência auditiva e visual à programação da emissora e trazer mais benefícios de acessibilidade ao público.
Prestes a completar 49 anos, a TV Gazeta tem uma história marcada pelo pioneirismo. Ela foi a primeira emissora do país a transmitir em cores e a contar com uma unidade para transmissão externa também em cores, além de ter o primeiro sistema de slow-motion (câmera lenta). Este pioneirismo segue presente na implantação das soluções de acessibilidade, da mesma maneira que outras tecnologias desenvolvidas pela SHOWCASE, incluindo implementadores de funções e codificadores para televisão digital, disponibilizados pela interatividade, como ClimaShow, Loja Web, Data/Hora e dia da semana. Em todos os casos o Gerente de Engenharia Iury Saharovsky destaca a confiança estabelecida ao longo de muitos anos: “Temos uma relação sólida e diária”, conclui.
Conheça todas as soluções para acessibilidade proporcionadas pelo Implementador de Funções de Dados e Remultiplexação SHOWCASE IFN100 com o módulo de Closed Caption Automático – JOSIE e os serviços de Audiodescrição providos pela SHOWCASE, além das soluções com Áudio de Coordenação de Externas; Atualização de Receptores; Multiprogramação para as funcionalidades de EPG, Ginga, Closed Caption e OAD; Agendamento e automação de tarefas para atualização dinâmica de EPG e Ginga; Sinalização de Alerta de Emergência (EWBS); e Multiplexação e remultiplexação ISDB-T.
Quer saber mais?
Entre em contato com a equipe SHOWCASE:
comercial@showcasepro.com.br
Telefone:
(11) 3838-2306