Pesquisadores da Unicamp desenvolvem um avatar 3D gerador de Libras
ShowCase PRO
licencia projeto que mudará o rumo da acessibilidade na TV Digital
Alunos e pesquisadores da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) da Unicamp estão com um projeto em desenvolvimento que, quando concluído, além de outras aplicabilidades, representará mais uma solução para a acessibilidade na televisão.
O projeto consiste em uma animação de um avatar 3D que, em tempo real, será um intérprete de
Libras
(Língua Brasileira de Sinais). “É um sistema para gerar conteúdo em
Libras
e apresenta-lo utilizando o agente virtual”, comenta José Mario de Martino, professor da FEEC que supervisiona e ajuda no desenvolvimento do projeto.
A tecnologia deve chegar em breve ao mercado, uma vez que acaba de ser licenciada pela empresa
Showcase PRO
. A Agência de Inovação Inova, da Unicamp, ofereceu todo o suporte necessário para que o licenciamento desse certo.
“A Inova cuidou de todos os trâmites legais e administrativos para o licenciamento. A interação foi bem transparente e descomplicada”, explica Rafael Peressinoto, Diretor de Desenvolvimento da
ShowCase PRO
. “A ShowCase desenvolve produtos e soluções para emissoras de televisão, com foco em acessibilidade. Um produto inovador em linguagem de sinais se encaixa perfeitamente no nosso portfólio de produtos e soluções. ”
Por estar em fase de aperfeiçoa, o novo serviço ainda não está disponível. Porém, quando estiver, Peressinoto afirma que este será o melhor que a tecnologia poderá oferecer em
Libras
para a TV digital. “Há espaço no mercado brasileiro, principalmente pela exigência e regulamentação da acessibilidade no setor audiovisual. Sofia, como chamamos o avatar, representa o futuro de Libras na TV digital.”