O ano de 2023 da SHOWCASE foi repleto de novidades e realizações. Desde produções emblemáticas na TV e no streaming até a cobertura de grandes eventos, como as Paralimpíadas e a Upfront Globo 2024. A empresa mostrou a importância de levar a acessibilidade de formas diferentes ao mundo audiovisual.
“A SHOWCASE teve um crescimento em frentes diferentes. Trabalhamos muito na área de Audiodescrição, fizemos vários conteúdos para TV e streaming, filmes inéditos para o cinema, demandas de muitas produtoras, eventos presenciais e demandas de órgãos públicos.” – comenta Alexia Alves, Coordenadora de Produção da SHOWCASE. “De forma geral, foi um ano bem movimentado, desafios novos e, como sempre, uma equipe muito empenhada em entregar sempre o melhor.”
Logo no começo do ano, a SHOWCASE teve a honra de fechar contratos de Audiodescrição para títulos da Globo e da Globoplay. As primeiras produções do ano para a Rede foram os filmes: “007 Contra Goldeneye” e “Crimes na Madrugada”. Já na plataforma de streaming, estreamos com o primeiro episódio de “Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria” e todos os episódios da série “Vestidas de Amor”. Ao longo do ano, muitos títulos se destacaram na TV, como: “Malévola”, “A Era do Gelo 2”, “Cinquenta Tons de Liberdade” e “Homem de Ferro”.
Em São Paulo, o museu Casa das Rosas, após passar por dois anos de reformas, retornou este ano com uma grande exposição artística, da qual a SHOWCASE teve o prazer de fazer parte, com seus serviços de Acessibilidade por Audiodescrição. Ao todo, 23 obras da exposição e dois painéis de LED contaram com descrições.
Em meados de setembro, a SHOWCASE ganhou a licitação para iniciação do contrato feito com o Comitê Paralímpico, que resultou em grandes projetos, como eventos e premiações com Audiodescrição e gravações de vídeos com Libras. Victor Paulino, Analista de Produção Audiovisual da SHOWCASE que fez parte da cobertura das Paralimpíadas, conta: “Enquanto produzimos, conseguimos observar as pessoas que ouvem a Audiodescrição, identificar alguma reação ao vivo, seja positiva ou negativa, e, no final, colher feedbacks também.
Podemos presenciar o impacto do nosso trabalho para o consumidor final, que é (principalmente, mas não somente) a pessoa com deficiência.” Desta forma, alinhada com o propósito de gerar inclusão e acessibilidade, a empresa teve a oportunidade de trazer maior visibilidade para seus consumidores.
Também levamos acessibilidade para coletivas de imprensa, seminários, lives, shows e cerimônias importantes, além de grandes eventos. Contamos com dois intérpretes de Libras na Caravana da Cidadania LGBTQIA+, na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (SP). No mundo da música, nossos intérpretes se entregaram na grande apresentação da cantora Ludmilla em São Paulo, para a “Numanice Tour”. Para fechar com chave de ouro, marcamos presença no UpFront 2024, evento da área de negócios em que a Rede Globo apresenta suas principais novidades para o próximo ano.
Em 2023, a empresa continuou entregando seus serviços de Closed Caption (Legendas Ocultas) com excelência para grandes produções. Apenas na Rede Globo, foram produzidas mais de 1600 horas de conteúdos. Foram produzidos títulos de grande repercussão, como “Vai na Fé” e “Todas as Flores”, além da sétima temporada do talk show “Lady Night”. Das demandas de grandes nomes do “Vale a Pena Ver de Novo”, tivemos: “Chocolate com Pimenta”, “O Rei do Gado”, “Mulheres Apaixonadas” e “Mulheres de Areia”. As novelas atualmente transmitidas na Rede também contam com nosso serviço: “Elas por Elas”, “Fuzuê” e “Terra e Paixão”.
Já no serviço de streaming Globoplay, totalizamos mais de 3700 horas. Houve diversas produções populares ao longo do ano. “Xuxa, o documentário”, “Sobre nós dois”, “Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria” e “As Five” são alguns dos destaques. Dentre muitas das clássicas novelas produzidas para a plataforma este ano, estão inclusas: “Elas por Elas” (1982), “Salve Jorge” (2012/13), “Amor à Vida” (2013/14) e as versões de “Malhação” dos anos 1997, 1998, 2004, 2010 e 2012.
Texto por: Leonardo Piza