Há quatro anos, a Rede Globo lançou o Projeto Resgate, uma iniciativa inovadora que traz para o Globoplay algumas das mais icônicas produções da emissora, incluindo minisséries, séries e novelas. Hoje, o projeto é um verdadeiro fenômeno, respondendo por 25% do conteúdo consumido na plataforma. A SHOWCASE é a parceira de primeira hora da Globo para garantir a acessibilidade audiovisual de vasto acervo.
Referência na geração de Closed Caption, Audiodescrição e LIBRAS em todos os tipos de eventos e plataformas de mídia, a SHOWCASE começou em 2020 a tarefa de produzir acessibilidade para o catálogo da emissora. Até o momento, mais de 150 produções, que vão de filmes a programas de auditório, foram enriquecidas com Closed Caption, permitindo que pessoas com deficiência auditiva se conectem de forma plena às histórias.
“O sucesso do Projeto Resgate é reflexo da qualidade das produções da Rede Globo e nós temos o privilégio de colaborar nesta missão”, afirma Alexia Alves, Coordenadora de Produção da SHOWCASE. “Os nossos estúdios em São Paulo e Campinas estão empenhados em atender ao fluxo de lançamentos do Globoplay com conteúdos acessíveis e inclusivos.”
Mas a contribuição da SHOWCASE não se limita ao Closed Caption. Grande parte desse conteúdo também foi enriquecida com Audiodescrição, um serviço essencial para pessoas com deficiência visual. “Com descrições minuciosas das cenas, essas produções ganham uma nova camada de compreensão, garantindo que ainda mais pessoas possam apreciar as produções disponíveis no Globoplay”, destaca Marco Antonio Melo, CEO da SHOWCASE.
Além da Audiodescrição e do Closed Caption para produções já exibidas, a parceria entre a Rede Globo e a SHOWCASE também envolve acessibilidade em tempo real para transmissões ao vivo na Grande São Paulo e Grande Belo Horizonte, que em algumas situações também contam com a janela de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Um exemplo desse compromisso será visto nos debates eleitorais que acontecerão nos próximos meses, garantindo que a informação seja acessível a todos.